A tecnologia e a inovação são destaques da década em qualquer lugar do mundo e, nesta questão, Prudente está na vanguarda. A Fundação Inova Prudente, um dos destaques da década, coloca a cidade em posição de destaque. A tecnologia também se faz presente quando o assunto é segurança pública, saúde e gestão de resíduos sólidos.
PRUDENTE COMO
POLO INOVADOR
Refundada em 2017 e inaugurada em 15 de outubro de 2018, a Fundação Inova Prudente tem destaque nessa última década pelo fato de explorar as potencialidades de uma ideia e adequá-las para o mercado. A Inova é um centro de desenvolvimento e empreendedorismo para pequenas empresas da cidade e região.
O secretário de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, explica que “a Inova Prudente, há dez anos, era uma escola de curtimento de couro, entretanto já não fazia mais sentindo formar profissionais na área de curtumes, porque esses, já não encontravam demanda no mercado. A Fundação, nesse contexto, passou a ser um novo modelo de negócio para toda aquela estrutura. São 6 mil metros quadrados. Hoje nós temos um complexo dedicado ao empreendedorismo e à inovação”, enfatiza.
A JUSTIÇA EXISTE
E ELA É RÁPIDA
Este diário, por inúmeras vezes, publicou os bons indicadores da segurança pública de Prudente e região. Alguns exemplos são: “Taxa de homicídio rende a região de Prudente título de mais segura do Estado”, em 18 de junho 2019, e “Prudente é a 11° cidade mais segura do país”, em 8 de junho de 2017.
A delegada seccional de Polícia de Prudente, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, acredita que os bons resultados são produto de um trabalho árduo das polícias Civil, Militar e Técnico-científica. “Qualquer situação com maior gravidade, procuramos dar pronta resposta, mostramos que a justiça existe e ela é rápida”, afirma. Como desafio para a próxima década, Ieda pontua a importância da atualização dos policiais às novas tecnologias. “A criminalidade evolui, e a polícia precisa estar preparada, os crimes hoje estão sendo investigados com uso de tecnologias”, completa.
TRATAMENTO
DE QUALIDADE
O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) é um alento para aqueles que sofrem com a doença na cidade e região. Pelo fato de poder realizar o tratamento sem precisar se deslocar e por ficar sempre próximo à família. Segundo a assessoria de imprensa, “o HRCPP iniciou as atividades em 2015 e somente entre janeiro e outubro deste ano, realizou mais de 45 mil atendimentos. Entre os serviços em funcionamento, estão: radioterapia, quimioterapia, ambulatório, ambulatório de prevenção, pequenas cirurgias, ultrassom, cirurgias de média e alta complexidade e internações parciais”. Para o desenvolvimento das atividades, o hospital conta com o apoio da população através de doações, campanhas e eventos beneficentes.
COMPROMISSO COM
O MEIO AMBIENTE
O problema do lixo nos municípios da região de Prudente ultrapassa décadas e a resolução ainda não está completa, mas já aponta um caminho sólido. O diretor executivo do Cisorp (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), Mateus Godói, afirma que a ideia do consórcio partiu, em 2017, do recém-eleito prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), e foi, em 2018, constituída juridicamente. O Cisorp, completa Mateus, possui 10 municípios consorciados, além de recentemente ter selado uma parceria com a Fundunesp (Fundação para Desenvolvimento da Unesp), que estuda as melhores opções, soluções e tecnologias para a gestão dos resíduos sólidos na região.