O curso Tecnologia em Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) foi considerado o melhor curso presencial do Brasil. É o que revelou o último CPC (Conceito Preliminar de Curso), um dos índices que aferem a qualidade do ensino superior em 2022, divulgado recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). O CPC ficou em 5, garantindo ao curso ainda as posições de melhor do Estado de São Paulo entre as instituições públicas e privadas, e, por consequência, o melhor da região de Presidente Prudente.
“A Gastronomia da Unoeste sempre foi marcada por sua excelência e esse resultado só veio demonstrar isso. Como coordenadora, me sinto muito feliz e satisfeita com essa conquista. Estou à frente da coordenação oficialmente desde o início de 2022, ano que o nosso curso passou pelo seu ciclo de avaliações. Esse resultado se deve à uma equipe muito boa que temos ao NDE [Núcleo Docente Estruturante], que na época criou estratégias para guiar os nossos alunos nessa jornada. O corpo docente também é de extrema qualidade e temos, é claro, a estrutura incomparável que a Unoeste oferece”, expõe, orgulhosa, a coordenadora da Gastronomia, a chef Mari Sato.
Ela diz que todos esses títulos que enchem a universidade de orgulho “são resultado de uma estrutura de excelência e um conjunto de estratégias e de muito empenho e dedicação de todos os envolvidos”. “Tudo isso não adiantaria se nós já não tivéssemos a melhor estrutura de laboratórios, um corpo docente incrível repleto de doutores e mestres nas aulas teóricas e professores chefs com vivências de mercado nacional e internacional”, destacou.
Sobre a área, a chef Mari Sato salientou que o mercado gastronômico é amplo e o gastrólogo tem uma infinidade de oportunidades de atuação. “Por isso, a Unoeste é a melhor opção para quem quer se destacar na área, já que o mercado tem recrutado até quem ainda está na faculdade. Além de sua qualidade extrema, nosso curso oferece uma ótima empregabilidade. Antes mesmo de se formarem, os nossos alunos já estão atuando no mercado de trabalho da cidade”, afirma, acrescentando ainda que a atuação do gastrólogo vai além da cozinha.
“Claro que a grande parte ainda se direciona para bares, restaurantes e hotéis, mas a Unoeste, seguindo o seu espírito empreendedor, é uma grande oportunidade de formar ou qualificar donos de empresas do setor, futuros consultores gastronômicos e envolvidos com gastronomia hospitalar, dietas restritivas e inclusivas e jornalismo gastronômico, geradores de conteúdo digital... As possibilidades são praticamente infinitas!”, acrescenta.
O que a chef Mari Sato fala tem fundamentação e a prova disso é que Prudente está se tornando polo gastronômico da região. Isso se deve à profissionalização do mercado e dos consumidores também. “Os nossos ex-alunos são donos dos estabelecimentos ou trabalham nos restaurantes da cidade. Mas, além disso, os alunos, ex-alunos e familiares dos alunos também são consumidores, e consumidores cada vez mais ‘qualificados’ e exigentes. Isso é ótimo, pois mão de obra qualificada, mentalidade de gestão atual e clientes exigentes só fazem todo o cenário da gastronomia prudentina crescer cada vez mais. Eu não sou da cidade, sou de São Paulo [SP], mas nos poucos anos que eu moro aqui eu já percebo essa profissionalização do mercado e a variedade de novos estabelecimentos”, reconhece ela.
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre área gastronômica e o curso de Gastronomia da Unoeste, a universidade está com o Vestibular Concurso de Bolsas em andamento. Basta acessar o link www.unoeste.br/site/vestibular para se inscrever.