À medida que 2023 se encerra, o ambiente profissional de TI (Tecnologia da Informação) segue demandando por pessoas capacitadas e atualizadas para enfrentar os desafios e as mudanças frequentes que o mercado de trabalho apresenta.
Nesse sentido, dentre as principais tendências de desenvolvimento em TI para os próximos anos, podemos destacar as soluções baseadas em Internet das Coisas, Computação em Nuvens, Realidade Virtual e Aumentada, e Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina, além do crescente investimento em Segurança Cibernética.
Ao conectar diversos dispositivos à rede, cada vez em maior quantidade, a Internet das Coisas possibilita o surgimento de novas soluções para diversos setores, como saúde, logística e cidades inteligentes, por exemplo.
Para manter toda essa infraestrutura e conexão, a Computação em Nuvem emerge como sendo a área em que o profissional atuante é responsável por gerenciar a escalabilidade e flexibilidade dos serviços que operam na internet.
A Realidade Virtual e Realidade Aumentada, que criam em meio digital ambientes tridimensionais imersivos, têm ganhado espaço em áreas de publicidade, entretenimento, treinamento, medicina, entre outras que precisem principalmente de soluções baseadas em simulações.
Assim, os recursos digitais empregam cada vez mais métodos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para oferecer experiências sob medida, análise de dados e projeção de tendências para as organizações permanecerem competitivas e adaptadas às novas exigências do mercado.
E permeando todas essas áreas, temos a Segurança Cibernética, que segue sendo uma das grandes prioridades das organizações, pois elas precisam garantir a integridade e a confidencialidade dos dados de seus sistemas, atualmente sendo grande parte deles conectados à internet e suscetíveis a invasões.
Diante dessas tendências, é fundamental que os profissionais da área da TI busquem constantemente por atualizações e especializações, para acompanharem as inovações tecnológicas e se manterem competitivos no mercado de trabalho.