Inspirada pela paixão ao caratê, a arquiteta Patrícia Mara Celestino Soares desenvolveu para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no fim de 2015, o projeto de implantação de um Centro de Excelência de Caratê, em Presidente Prudente. O objetivo seria dar aos prudentinos, o suporte para a formação física e intelectual. A ideia incluiria os atletas mais experientes, que serviriam como professores e disseminadores da cultura da modalidade.
Patrícia explica que conhece os pormenores do esporte desde criança e conta que viu muitos talentos ficarem pelo caminho por falta de incentivo. "Viajei para muitos lugares para competir, e nunca vi algum espaço totalmente voltado para a prática do caratê. Eram sempre ginásios improvisados para a realização dos torneios", afirma. Foi a partir daí que passou a desenvolver o trabalho. "Comprovei que Prudente tem uma delegacia e é bem atuante no caratê", afirma.
A arquiteta conta que para o projeto valer é preciso ser possível de colocar em prática. "Seria no Jardim Santa Filomena. Tem um espaço perto da área de lazer, um terreno público, é uma região que tem o acesso facilitado, para quem é da cidade e de fora. Atinge todos os bairros carentes. É tudo comprovado com dados. Nem a Seleção Brasileira tem um local adequado. O gasto que seria feito com os atletas de alto rendimento teria o retorno já que eles transmitiriam o conhecimento para os mais jovens", detalha.
Nos Jogos
Patrícia comemora ainda a introdução do caratê aos Jogos Olímpicos e diz que será importante para quem está inserido na modalidade. "Achei maravilhoso. Competi regional, estadual, mas não levei para competição. Para mim sempre foi estilo de vida. Mas como não tinha incentivo, chegou um ponto em que eu tive que decidir. Viver do esporte não é fácil, só com muito amor. É a única coisa que faltava para o caratê que é um esporte tão completo, estou muito feliz e todos estão", completa.