TALITA SILVA FERRAZ LASZEWSKI: GUIA DE TURISMO EM LONDRES

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 11/08/2024
Horário 04:07

“É tão legal mostrar para as pessoas um
lugar que existe como cidade desde 40 d.C.”

Mãe, esposa, brasileira, administradora e guia de turismo, apaixonada por Londres, por viagens, por pessoas e histórias, Talita Silva Ferraz Laszewski nasceu em Presidente Prudente e tem 43 anos. Fez administração de empresas na PUC-SP. Saiu do Brasil em 2007 e desde então morou na Inglaterra, Itália, Polônia e viajou por diversos lugares até se estabelecer na capital britânica. É casada com o polonês Piotr Laszewski. Tem um filho de 5 anos chamado Max. Hoje atua como guia local para Brasileiros que queiram conhecer melhor a cidade de Londres.

Como você se tornou guia de turismo em Londres?
Fui para Londres aprender inglês e ficar 6 meses, acabei conhecendo meu marido, que é Polaco, e desde então moramos em diversas cidades até fixar nossa base em Londres, que é uma cidade que amamos e boa para criar meu filho.

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao se mudar para fora do Brasil e como os superou?
Estar longe da família e amigos é o que mais impacta. A gente adapta com as diferenças culturais, culinária, temperatura…, mas é difícil lembrar quantas celebrações da minha família eu não estive presente. Ainda bem que hoje existe tecnologia e o WhatsApp!!

Como é a experiência de oferecer tours personalizados para brasileiros em uma cidade tão diversa e rica em história como Londres?
É tão legal mostrar para as pessoas um lugar que existe como cidade desde 40 d.C. Ninguém lembra como Londres é rico em história, a gente pensa no Big Ben, na família real… mas falar as curiosidades para quem está passeando comigo é o que mais me fascina! Que o prédio do Big Ben era um palácio antes, que a gente consegue saber se o rei está em casa ou não, que o mercado municipal está aberto no mesmo lugar desde os anos 1000 e que precisa comer morango porque o gosto é diferente do que o que conhecemos… a diferença está sempre nos pequenos detalhes.

Quais são os aspectos culturais de Londres que você mais gosta de compartilhar com os turistas brasileiros?
Que todo mundo usa transporte público, sendo rico ou pobre. O almoço deles é um lanche leve e eles jantam as 6 da tarde. Que eles levam fila muito a sério. Eles são educados até quando estão brigando. Todo mundo tem uma sacola reutilizável em mãos para qualquer compra. 

Mesmo morando fora do Brasil, como você mantém sua conexão com Presidente Prudente e sua família?
Graças a tecnologia, falo com meus pais diariamente. Fico sabendo das notícias prudentinas sempre. E sempre que venho ao Brasil, passo 1 ou 2 semanas por aqui, para matar a saudade e comer um bom churrasco!


“Graças a tecnologia, falo com 
meus pais diariamente. 
Fico sabendo das notícias 
prudentinas sempre”

Existem elementos da cultura prudentina que você tenta incorporar em seus tours ou na sua vida em Londres?
Brasileiro sente falta de carne quando viaja a Europa, então eu tenho uma lista de alguns bons restaurantes de carne para que ninguém passe vontade (para todos os bolsos!). No meu dia a dia, minha casa é bem brasileira… meu marido ama o Brasil e adora pastel e churrasco. Meu filho, que nasceu na Polônia mas é bem inglês, só come arroz e feijão se tiver uma farofinha junto! E graças a Deus eu consigo comprar tudo isso em Londres. Só falta a Tubaína Funada!

Há algum lugar ou experiência em Londres que você considera imperdível e que muitas vezes não está nos roteiros turísticos tradicionais?
Eu sempre dou o exemplo dos meus pais, que ficaram 3 meses em Londres comigo, saíram todos os dias e não repetiram um passeio sequer, e ainda tem uma lista de lugares que eles querem visitar. Londres é infinito. Além do centro histórico, chamado City of London, que sempre fica para o final dos passeios, muita gente esquece que no parque em Greenwich é onde fica o meridiano que divide o mundo em ocidente e oriente, e que foi ali que eles criaram a longitude e os diferentes horários do mundo. É uma região cheia de história, com um museu marítimo enorme e gratuito e uma vista imperdível de Londres.

Você tem planos de voltar a morar no Brasil algum dia ou pretende continuar explorando outras partes do mundo?
Se depender do meu marido, a gente volta a morar no Brasil assim que aposentarmos. Eu gosto de explorar o mundo, sou bem flexível, já morei na Itália, na Polônia, na Inglaterra, já passei uma temporada em Portugal, nos EUA…, mas o futuro a Deus pertence e essa decisão hoje depende muito mais do meu filho do que de mim.

Pode compartilhar alguma experiência memorável ou engraçada que tenha vivido durante um tour com turistas brasileiros?
Cada vez que a gente vê algum membro da família real britânica é sempre memorável. Meus clientes já viram o Rei Charles III, a Rainha Camilla, o Príncipe William, a Princesa Kate e os filhos.... Mas acho que a situação mais memorável e gratificante que tive foi guiar por uma semana um turista brasileiro cego. Viramos bons amigos e nos falamos até hoje. Ele adora música e esportes, então fomos a alguns musicais, visitamos Wimbledon e no estádio de Wembley, como ninguém pode encostar na grama, o guia oficial do estádio pegou um pedaço da grama que seria replantada para que o meu cliente pudesse sentir o estádio. Foi uma experiência realmente única.

Qual mensagem você gostaria de deixar para a comunidade de Presidente Prudente que segue sua jornada de sucesso em Londres?
Eu adoro falar com as pessoas que me seguem no Instagram. Deixem suas dúvidas, perguntem as curiosidades e eu vou sempre responder. E viagem! Viajar nos enriquece!!!!

Como os interessados podem entrar em contato com você para agendar um tour personalizado em Londres?
É mais fácil me achar pelo meu Instagram @talyemlondres, lá tem um link direto para meu WhatsApp. E tem meu site www.talyemlondres.com.br, que dá pra mandar e-mail.

“Cada vez que a gente vê 
algum membro da família 
real britânica é sempre 
memorável”

 

RAPIDINHAS
...
Bom dia Wesley Cottini, presidente da OAB Prudente: parabéns pelo dia do Advogado!
...
Nesta mesma data se comemoram as datas do garçom, do hoteleiro, do magistrado e da criação dos cursos jurídicos no Brasil.
...
Julio Cesar de Morais me contou que dentro de 6 meses deve terminar a perfuração do poço de águas termais no Terra Parque Hotel de Lazer.
...
Com o poço jorrando água quente de fontes profundas, o Terra Parque vai construir piscinas de um gigantesco parque aquático, que funcionará paralelamente ao hotel, e terá Day use para o público.
...
O bocejo é seu corpo dizendo que tem 10% de bateria restante.
...
O iPhone 16 está chegando com grandes novidades. A Apple aposta na inteligência artificial com ferramentas integradas ao iOS 18 e um novo chipset A18.
...
Entre as inovações prometidas para o iPhone 16, destacam-se a integração da Siri com o ChatGPT 4.0 e um design de bateria com carregamento mais rápido, prometendo maior autonomia e melhor gerenciamento térmico.⁠
...
Ponto final: Meus parabéns ao Pai herói de todos os dias.

Publicidade

Veja também