Taciba ganha unidade para triagem exclusiva da Covid-19

Administração centralizou atendimentos no clube municipal, que tem capacidade para atender, em média, entre 20 e 30 pessoas diariamente

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 27/01/2021
Horário 06:15
Foto: AI de Taciba 
Unidade exclusiva para triagem de sintomas gripais começou a funcionar ontem
Unidade exclusiva para triagem de sintomas gripais começou a funcionar ontem

Começou a funcionar ontem, em Taciba, a Unidade de Atendimento aos Pacientes com Covid-19 do município. A ideia de separar um local exclusivo, neste caso, dentro do Clube Municipal, veio depois que a administração percebeu um aumento no número de casos suspeitos na cidade, e como uma forma de proteger os funcionários e moradores que frequentam as ESFs (Estratégias Saúde da Família), onde antes eram realizadas as triagens. 
De acordo com a secretária de Saúde de Taciba, Narria Nain, o local tem capacidade para atender, em média, entre 20 e 30 atendimentos, isso com base na quantidade de pessoas que diariamente se dirigem, em média, às ESFs com sintomas gripais. “Antes a triagem e todo o atendimento era feito nas Estratégias Saúde da Família, mas resolvemos direcionar para esta nova unidade, já que a demanda de fim de ano começou a aumentar e preferimos evitar a proliferação do vírus nas nossas três unidades de saúde fazendo este isolamento com a unidade exclusiva”. 
Ao todo, sete funcionários atuam no local, entre médica, auxiliares, enfermeiros e coordenação de vigilância, em um trabalho que tem início na triagem dos sintomas, seguida por atendimento médico e coleta do exame conhecido por PCR, que posteriormente é encaminhado a Presidente Prudente para a análise e resultado. 
“Essa iniciativa é muito importante para a saúde local e já estamos com campanhas de conscientização para que as pessoas utilizem esse espaço como local exclusivo para os sintomas gripais”, pontua a secretária. 

SERVIÇO 
A unidade exclusiva para a triagem da Covid-19 fica na Rua Manoel Xavier, 215, no centro da cidade, ao lado da ESF central. Para mais informações, basta ligar para o número (18) 3997-1103. 

Publicidade

Veja também