A segunda frase do Salmo 23 diz assim: “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me às águas tranquilas”.
Para nos lembrar do caráter provedor de Deus, Davi nos lembra de que todo nosso sustento vem do Pai. O autor, que havia sido pastor de ovelhas, traçando as devidas comparações, descreve o método com o qual os pastores sustentam as ovelhas, dizendo que o rebanho é levado a um pasto farto com alimento e água para aquele momento. Nenhuma ovelha se preocupa em guardar o capim e a água para o dia seguinte, porque elas sabem que no dia seguinte o pastor as levará a outro pasto que terá alimento suficiente para aquele dia. Sendo assim, a função do pastor é a de prover diariamente as necessidades básicas do rebanho e a função das ovelhas é seguir o pastor.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 19 de julho de 2011 uma resolução que reconhece a busca pela felicidade como "um objetivo humano fundamental" e convidou os estados-membros a promover políticas públicas que incluam a importância da felicidade e do bem-estar em sua aposta pelo desenvolvimento.
E o que é a felicidade? Qual a necessidade que cada ser humano tem dela? Felicidade seria diariamente guardar, acumular riquezas, comidas, roupas? Há séculos que o ser humano age assim e por isso o desejo pelas coisas do mundo nos torna cada vez mais ansiosos e impacientes. Essas atitudes geram doenças como a insônia, a obesidade, entre outras.
Então o que fazer? Não devemos ter conta bancária, uma poupança para dias de dificuldades? Calma, não é bem assim, pois uma reserva sempre é uma atitude prudente, o que Deus condena é a ganância, o amor pelo dinheiro, e a acumulação de bens desnecessários, esses valores todos que estamos sujeitos a perdê-los. E quando os perdemos, entramos em desespero, porque não acreditamos na providência Divina e travamos lutas, dia e noite para recuperá-los e assim perdemos a medida.
Nossa ambição afeta nosso corpo e, por isso, não fixamos os olhos no coração, o que acaba afetando toda nossa vida, nossa saúde, nossa felicidade. Perdemos a paciência, ficamos ansiosos demais pelo que podemos ter, tratamos a vida como uma grande piada. O cantor Lenine, em sua música “Paciência”, diz: “Será que é tempo que lhe falta para perceber? Será que temos esse tempo para perder? A vida é tão rara, a vida não para”. A vida não para mesmo!
Então o que deve ser a nossa prioridade a fim de alcançar a felicidade? Comida, bebida, roupa, carro, moto, casa, todas essas coisas devem vir no lugar certo. Assim, e só assim, seremos curados de nossas insônias, ansiedades, obesidades e tantas outras doenças e transtornos. O que deve ser prioridade em nossas vidas, todo filho de Deus sabe, mas nem todos praticam. Devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais nos será acrescentado.
https://glo.bo/o2K7Dh
https://www.oracaoefe.com.br/salmo-23/
“Paciência” (Lenine e Dudu Falcão)
https://www.youtube.com/channel/UCpvWy2nU3_FGCcIXWYPoy5Q