Supermercados estimam queda nas vendas de produtos juninos

Pelo 2º ano consecutivo, proibições das festas refletiram nas prateleiras nesta época do ano, devido à baixa procura por mercadorias típicas 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/06/2021
Horário 08:30
Foto: Roberto Kawasaki
Barraca chama a atenção de clientes do estabelecimento
Barraca chama a atenção de clientes do estabelecimento

A expectativa de vendas dos produtos juninos não é nada positiva para os supermercados de Presidente Prudente. Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações realizadas nesta época continuam suspensas devido ao cenário pandêmico da Covid-19. O impedimento das festas, que costumam reunir familiares e amigos, reflete diretamente nas prateleiras dos estabelecimentos devido à baixa procura por mercadorias típicas.
Apesar da diminuição na demanda, os supermercados ouvidos pela reportagem mantiveram o estoque na média comum de vendas, prepararam ambientes decorativos e apostaram em preços que cabem no bolso do cliente. Na unidade do Supermercados Estrela, que fica no centro de Presidente Prudente, a barraca junina chama a atenção de quem passa pelos corredores. Bandeirolas e muitas cores remetem às tradicionais celebrações dos santos. 
Alexandre Marques Ferreira, gerente da unidade, estima que as vendas serão ainda mais baixas que as do ano passado, com um déficit de aproximadamente 20% se comparado com junho de 2020. “O cenário não será de progressão. Nesta época já era para [os consumidores] estarem adquirindo os produtos, mas tem sido baixa a procura”, lamenta. Milho, pipoca comum e de micro-ondas, canjica, doces... para alguns deles, o supermercado apostou em promoções.  “Nosso estoque está normal, porque são produtos que podem ser vendidos o ano todo”, lembra. 
No Supermercados Ulian, a loja de Prudente apostou na decoração para entrar no ritmo do mês junino a fim de conquistar a freguesia. “Montamos uma barraca até um pouco melhor que a do ano passado, porém, até agora não atingiu o que a gente esperava”, lamenta a fiscal de caixa, Denise Aparecida Felipe dos Santos. A resposta também está no reflexo da pandemia. Dentro da barraca, chás, tapiocas, canjicas, flocos de milho, amendoins, doces de leite e até mesmo farofa compõem o cenário junino.
“Já era para estar um movimento bem grande”, salienta Denise. A fim de alavancar as vendas, alguns produtos já entraram em promoções, outros deverão entrar com preços mais baixos nas próximas semanas. Os anúncios são feitos nos tablóides da empresa - uma forma de chegar mais perto do cliente que, devido às restrições, muitos acabam ficando em casa. 

 

Publicidade

Veja também