Supermercados de Presidente Prudente também estão preparados para o Dia de Finados, com o aumento do estoque de velas, fósforos, flores e demais itens utilizados por fiéis na data. Estabelecimentos do município possuem boas expectativas de vendas, aguardando um acréscimo de 10% a 30% no período. O público idoso é o mais esperado para fomentar o consumo dos itens. No entanto, alguns mercados acreditam que a movimentação será tímida.
Para o gerente do Supermercado Estrela, unidade localizada da Cohab, Junior Barbosa dos Santos, a expectativa de vendas é “muito boa” para a data. “Sempre ampliamos o estoque de velas e fósforos para essa época, assim como o número de flores, pois as vendas aqui são muito significativas”. Ele fala que isso é devido ao público do supermercado, que se apresenta em maioria de idosos. “Eles estão mais ligados às tradições, por isso não deixam a data passar em branco”, afirma.
Laércio Gasques, gerente do Supermercado Muffato, prevê um crescimento de 10% nas vendas dos itens, sobrepondo valores do ano passado. “Com o crisântemo, por exemplo, trabalhamos somente neste período, pois sabemos que é a época que terá maior saída na nossa unidade”, explica. Ele fala que esse tipo de flores já tem tido uma procura significativa no estabelecimento.
No entanto, no Supermercado Pastorinho, o gerente Angelo Tadeu acredita que o costume não é mais o mesmo, devido à mudança de cultura da sociedade. “Talvez haja um aumento nas vendas, mas isso não é tão significativo, pois hoje são poucas pessoas que têm o costume de ir ao cemitério”. Ele fala que o estoque aumenta em cerca de 20% em itens como velas e fósforos, mas declara que o estabelecimento não possui o costume de trabalhar com a venda de flores, pois não há retorno de vendas na unidade.