Mesmo faltando mais de um mês para a Páscoa - neste ano, o domingo de Páscoa será no dia 20 de abril -, os ovos de chocolate já começam a aparecer nas prateleiras de supermercados de Presidente Prudente. Em alguns estabelecimentos, como o Supermercados Avenida, os ovos já estão em todas as lojas. “Há 15 dias começamos a receber a linha Páscoa dos grandes fornecedores”, afirma a gerente de marketing do Supermercados Avenida, com duas lojas em Prudente, Tatiana Sismeiro.
Outros estabelecimentos estão montando as “parreiras” para receber os ovos de chocolate, que, neste ano, segundo alguns gerentes, estão mais caros por conta do cacau. “Houve um aumento na categoria em geral de chocolates e derivados, principalmente pela produção do cacau, que teve uma queda de 18,5% no ano passado, devido a condições climáticas, o que influencia no valor final do produto”, explica Tatiana.
Mas, o consumidor vem diversificando nesse período, expõe Jair de Souza, gerente de compras do Supermercados Nagai de Prudente. Segundo ele, a procura por caixas de bombons tem aumentado. “A procura por ovos de chocolate sempre tende a diminuir a cada cano, sendo que a busca por caixas de bombons diversificados tem aumentado bastante”.
Ainda assim, o gerente de compras acredita num crescimento nas vendas de ovos de chocolate. “Geralmente, as vendas de ovos de chocolate acontecem mais próximo da semana da Páscoa. Na última semana é o maior volume de vendas. Acreditamos num aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado”.
No Supermercados Ulian, em Prudente, os ovos de chocolate também estão chegando. O gerente Ronaldo Lousado, espera um movimento maior na semana da Páscoa. “No nosso supermercado, a procura pelos ovos ainda está em alta. E neste ano os preços permanecem estáveis. Sempre projetamos um crescimento acima da inflação e neste ano estamos projetando um crescimento de 15%”.
A gerente de marketing do Supermercados Avenida ressalta que alguns ovos já começaram a ter procura. “Como acontece há alguns anos, o volume de ovos de Páscoa teve uma redução em sua produção por parte da indústria, portanto, tudo que o cliente encontra na área de venda é o que temos disponível. Sendo assim, alguns ovos específicos com brinquedos exclusivos ou mesmo os lançamentos do ano, já começam a ter uma procura, pois o estoque é limitado”.
Para o setor supermercadista, a Páscoa é a segunda maior data sazonal e de grande relevância no varejo. “Depois do Natal, é a data com maior faturamento e movimentação de clientes, principalmente no interior, que traz muitas pessoas que visitam suas famílias, um feriado que começa na Sexta-Feira Santa e esse, ainda tem o 21 de abril - Dia de Tiradentes, e aí teremos um final de semana prolongado”.
De acordo com a gerente de marketing, a venda sazonal sempre tem aumento no faturamento, agrega no resultado das categorias de bombonieres, pescados, azeites, entre outros produtos que envolvem a data. Com isso, a previsão de aumento de venda no varejo é até 10%.