Faltando pouco mais de um mês para a Páscoa – comemorada no dia 27 de março -, os supermercados de Presidente Prudente já registram alta de 10% no valor dos ovos de chocolate. Apesar do reajuste, alguns estabelecimentos comerciais da cidade apostam na antecipação de ofertas e buscam, desta maneira, superar em 8% as vendas registradas do mesmo período do ano passado.
Como constatado pela reportagem em cinco supermercados de grande porte da cidade, os valores estão atrelados às marcas, entretanto, a média possui variação de R$ 15 para os ovos de 180 gramas, e R$ 65 nos produtos de 390 gramas, respectivamente. Em um comparativo com a mesma época de 2015, sem o aumento dos 10%, o consumidor pagaria nos mesmos itens, R$ 13,50, e R$ 58,50, respectivamente.

Supermercados já encheram as parreiras com ovos de chocolate
Sendo assim, para evitar a queda de saída e superar a comercialização da Páscoa passada, a gerência de cada um desses locais garante que, além da precipitação de exposição dos ovos, fomentarão a facilidade nas formas de pagamento, e apostam em mercadorias com brindes, o que deve ser ainda mais evidente nas duas últimas semanas que antecedem o domingo de Páscoa.
Expectativa
Ainda que otimistas sobre as previsões mercadológicas, os estoques devem sofrer redução na quantidade de acúmulo, visto que as encomendas seguirão o histórico de vendas dos últimos anos, incluindo, desta vez o esperado acréscimo. "Nosso depósito atenderá os clientes, sem contenção, mas assim que passar a Páscoa, ele estará esgotado", estima o gerente do Super Muffato, de Prudente, Laércio Gasques, 49 anos.
Ainda segundo Laércio, a confiança no saldo positivo de 8%, tem como base o aumento no fluxo de clientes, registrado em 6% nas últimas semanas. Para ele, a Páscoa é a primeira data com maior potencial econômico desde as celebrações do Natal, o que "representa um momento de incremento e impulso em uma época de recessão financeira".
Já para o gerente do Supermercado Nagai, Samuel da Silva Meneses, a "timidez" dos consumidores deve permanecer constante até as últimas semanas do próximo mês, por conta do atual planejamento familiar. "Existe a exposição, mas a atenção será efetivamente prestada ao fim de março", comenta.
A antecipação nas parreiras de ovos, geralmente posicionada nos corredores dos respectivos estabelecimentos, é uma das principais táticas de venda para a gerente da Havan, Michele da Fonseca Silvério. Segundo ela, em todo período pascoal é importante a exibição prévia dos produtos.
Como exemplo deste comportamento, o Carrefour, conforme divulgado por sua Assessoria de Imprensa, promove até o dia 27 de março a campanha "Surpresas de Páscoa", que contará com diversas dinâmicas promocionais, como "leve 4 e pague 3" e "50% de desconto na segunda unidade".
Os consumidores, por sua vez, sentem no bolso o novo ambiente e se "assustam" com as prematuras ofertas. É o que observa a dona de casa Neli Assumpção, 53 anos, e a comerciante Fabiana Ferreira, 35 anos. Consumidoras que mencionam uma possível contenção de gastos na Páscoa deste ano. "Não esperava ver os ovos neste momento. Compro para a família, mas, neste ano, as condições não permitem exageros", posicionam-se ambas.