Superação a cada segundo

EDITORIAL -

Data 04/09/2024
Horário 04:15

As Paralimpíadas de Paris mal têm proporcionado ao mundo uma enxurrada de recordes sendo quebrados. Cada novo marco atingido vai além do esporte; é uma celebração da resiliência humana, da força interior que desafia as limitações físicas e redefine os limites do possível. No centro dessa tempestade de feitos extraordinários, destacamos aqui Jerusa Geber dos Santos. 
Ela que é velocista acreana e encontra em Presidente Prudente seu campo de treino, e seu atleta-guia Gabriel dos Santos, fizeram história ao cravar 11s80 nas semifinais dos 100 metros da classe T11 (deficiência plena da visão). Este tempo não só garantiu a classificação da dupla para a final - que culminou em seu primeiro ouro na competição -, como também derrubou o recorde mundial anterior, que já pertencia a eles. A superação de três centésimos em relação à marca de 11s83, estabelecida em março do ano passado, ecoa muito além das pistas do Stade de France.
Esses três centésimos podem parecer pouco, mas carregam consigo o peso de incontáveis horas de treino, dedicação e uma parceria e confiança mútua. Jerusa e Gabriel não correm apenas com as pernas, mas com uma sinergia construída sobre a base de um sonho compartilhado e da crença de que não há barreiras que não podem ser superadas. Um orgulho para Presidente Prudente e todo o Brasil. 
O feito de Jerusa e Gabriel é um reflexo do espírito paralímpico que, edição após edição, eleva a humanidade a novos patamares. O Brasil, que historicamente é uma potência no esporte paralímpico, já acumulando diversas medalhas ao longo dos anos, mais uma vez mostra ao mundo o poder da superação e do trabalho árduo. E é preciso que as grandes empresas olhem para estes atletas de maneira mais atenciosa. O que tem sido feito em Paris por eles é algo extraordinário. O Brasil realmente é extremamente forte.
A cada novo recorde, a cada novo passo, os atletas paralímpicos lembram que o verdadeiro sentido da competição é ir além, sempre. Paris é, sem dúvida, o palco de um espetáculo humano que inspira a acreditar que tudo é possível.


 

Publicidade

Veja também