Com o objetivo de apoiar as ações de empreendedorismo no ecossistema de inovação, aconteceu no último sábado um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Day. O evento, organizado pelo Sebrae for Startups em parceria com as prefeituras municipais e demais parceiros, reuniu mais de 290 pessoas simultaneamente em Presidente Prudente, Osvaldo Cruz e Dracena. Entre os participantes estavam empresários, universitários e futuros empreendedores.
A programação contou com a apresentação de especialistas e fundadores de startups da região, abordando temas como empreendedorismo, inovação, inteligência artificial, saúde, ciência aplicada aos negócios, direito para investimentos em startups e sustentabilidade agroindustrial.
Além de proporcionar um ambiente propício para networking e prospecção de parceiros, o Startup Day trouxe conhecimento sobre inovação e novos negócios, inspirando os participantes a tirarem seus projetos do papel. Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas por meio de uma roda de conversa com os palestrantes.
Caroline Rocha, doutora em agronomia, participou pelo segundo ano consecutivo do Startup Day e destacou a importância do evento para a criação de sua startup Autocoria, voltada para soluções agroambientais. “Participar desses eventos é essencial, pois nos trazem diversos insights sobre melhorias, o que está acontecendo na região e até oportunidades de parcerias dentro dessas inovações. Estamos vendo o mercado de startups crescer e também podemos inspirar outras pessoas a transformarem seus sonhos em realidade por meio da inovação”, afirmou.
Giovana Polegatto, estudante de Gestão Empresarial, participou do evento pela primeira vez e destacou a relevância das orientações recebidas.
"Primeira vez no evento e, apesar de não ter uma ideia no papel, achei bem bacana, pois vou tirar bastante proveito das orientações que os palestrantes deram para aplicar no meu curso. Faço Gestão Empresarial e, com as orientações sobre a parte jurídica e também sobre sair da área de pesquisa para aplicar em uma startup, isso vai colaborar bastante comigo", afirmou.
O Startup Day em Prudente ocorreu na Inova Prudente, com apoio da Prefeitura, Oeste Valley, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Etec (Escola Técnica), Fatec (Faculdade de Tecnologia), O2 Hub, Inova Prudente, Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Toledo Prudente, Unesp (Universidade Estadual Paulista), UniPrudente/Uniesp (Centro Universitário de Presidente Prudente) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Em Dracena, ocorreu na Faculdade Fundec-Unifadra (Fundação Dracenense de Educação e Cultura/Faculdades de Dracena), com apoio da Prefeitura, Associação Comercial, Fundec, Unifadra, Sindicato Rural, Associação dos Produtores Rurais, Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, ICEAD (Instituto de Cursos EAD), Faculdade de Dracena, Faculdade Reges, Celeiro de Ideias da Unesp e Ciesp.
Já em Osvaldo Cruz o evento foi realizado na Secretaria de Indústria e Comércio, com o apoio da Prefeitura, Faculdade Reges e Etec (Escola Técnica) Amim Jundi.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório Sebrae, em 2024 foram mapeadas 4.038 startups no Estado de São Paulo. Na região atendida pelo escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Presidente Prudente, o levantamento identificou um total de 42 startups, sendo 31 delas localizadas exclusivamente no município de Presidente Prudente.
O Sebrae for Startups é uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio a startups paulistas, com a missão de fomentar o empreendedorismo inovador, impulsionar o crescimento de startups e facilitar sua conexão com todo o ecossistema de inovação. Para acompanhar os lançamentos de programas voltados para startups de São Paulo e de todo o Brasil, acesse programas.sebraestartups.com.br.