O governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira o pagamento da quarta parcela do programa Merenda em Casa. São mais de 770 mil estudantes que recebem mais uma vez o subsídio no valor de R$ 55 reais para a compra de alimentos.
O repasse de R$ 55 é subsidiado integralmente pelo Estado e será oferecido enquanto as aulas presenciais da rede pública estadual permanecerem suspensas.
Mais de 30 mil novos estudantes passaram a ser beneficiados pelo programa. Eles não estavam no primeiro diagnóstico da Seduc (Secretaria Estadual da Educação) que levantou as famílias vulneráveis, e foram mapeados agora por meio do trabalho das equipes escolares e das Diretorias de Ensino.
O processo para inclusão dos alunos da rede estadual consiste na busca ativa da família pela escola e apresentação de documentos que comprovam a situação da família no Cadastro Único.
A validação dos documentos é realizada previamente pelas escolas e depois pelas Diretorias de Ensino e Seduc. O trabalho de busca ativa das equipes escolares permitiu maior alcance do programa.
Do total de beneficiários, 113 mil estudantes classificados na situação de extrema pobreza recebem mais uma vez o subsídio dobrado.
A verba extra é garantida por meio de uma iniciativa da Comunitas, organização social especializada em parcerias público-privadas. O grupo iniciou a mobilização de recursos privados para potencializar esforços e levar renda para as famílias mais vulneráveis do Estado.
Inicialmente o acordo foi fechado para garantir o pagamento de duas parcelas, em abril e maio, mas a renovação manteve o benefício para os meses de junho e julho.
Assim como nos meses anteriores, o pagamento será feito por meio do aplicativo PicPay, que pode ser usado em qualquer smartphone.
Entretanto, os beneficiários que já receberam o subsídio nos meses anteriores e, portanto, fizeram cadastro e validaram a identidade, não precisam repetir o trâmite, pois o pagamento vai cair automaticamente.
“Ao pagar a quarta parcela do programa, mantemos nosso compromisso e dar assistência às famílias mais vulneráveis neste período tão complicado que enfrentamos. Além de cuidar da aprendizagem é fundamental que a gente também olhe para esse tipo de dificuldade”, afirma o secretário da Educação Rossieli Soares.
- Para ter acesso ao benefício não é necessário ter conta bancária ou cartão de crédito. É possível sacar o dinheiro em um caixa eletrônico da rede 24Horas e transferir o valor para outras contas, sem taxa adicional.
- Os beneficiários poderão fazer pagamentos por meio do celular em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos que aceitam PicPay. As lojas são identificadas por placas com o QR Code do aplicativo ou no próprio sistema de buscas da ferramenta digital.