A equipe de Presidente Venceslau composta por Klaison Simeoni, Ari Florentino da Silva, Edgar Alves Gomes e Caio Lanziani está confiante em ficar entre os cinco colocados na fase estadual do Mapa Cultural Paulista com o curta-metragem "Sonhos de Caculé", - que foi vencedor na Fase Regional, em Rancharia, no final de 2015. O filme está entre os dez primeiros do Estado e será exibido em uma Mostra na Biblioteca Parque Villa Lobos no Alto de Pinheiros, na capital paulista. Hoje, por volta das 15h, estará na disputa com Ourinhos, Jacareí, Porto Feliz, Batatais, Penápolis, São Vicente, Bariri, Atibaia e Santana do Parnaíba, enfrenta no evento.
"Assisti aos filmes concorrentes. Entre eles têm animações, documentários e filmes como o nosso . Analisando pela parte técnica e originalidade, acredito que conseguiremos estar entre os cinco finalistas que terão seus filmes divulgados e enviados para todas as cidades do Estado", expõe o diretor Klaison.
Trama é vivida por Tonho (Romário Ricelli) e Rosinha (Gabriela Rodrigues Fidelis)
Publicado neste diário em seu lançamento, "Sonhos de Caculé" teve produção independente e retrata a migração de um casal em busca de melhorias e qualidade de vida para sua família. Acontece nos anos 50, em um período negro na história da ocupação de terras no Pontal do Paranapanema, mais precisamente em Venceslau e Presidente Epitácio, além de Paraguaçu Paulista. A trama é vivida pelos nordestinos Tonho Caxí, interpretado por Romário Ricelli Pereira Oliveira e Rosinha, interpretada pela jovem Gabriela Rodrigues Fidelis.
"Tudo se passa entre os anos de 1958 e 1963, onde um casal que saiu da Bahia vem para a região em busca de uma vida melhor por aqui. Inocentemente, eles adquiriram uma terra que já tinha dono. E naquela época, se não desocupassem a área por bem, eram retirados à força. Procuramos mostrar esse lado obscuro da formação da nossa região, assim como as desilusões de nordestinos que vieram para o Estado de São Paulo", narra Klaison.
Duas canções "Pensamentos" de Ednaldo Freitas, e "Enquanto Há Sonhos" de Edgar Gomes, ambas na voz de Luiz Gustavo Freire, compõem a trilha sonora do curta.
"Estamos em fase de pré-produção de um novo curta metragem: ‘Consequências’. Estamos ensaiando, obtendo respostas de autorização para as locações que serão realizadas as filmagens e aprimorando a parte de edição que será muito exigida. Em breve mai uma produção para comemorarmos", ressalta o diretor.
ELENCO
Romário R. P. de Oliveira - Tonho Caxi
Gabriela R. Fidelis - Rosinha
Edgar Gomes - Pedro Queixada
Miguel Jeres Luppi (criança)
Alex J. B. Fidelis (Seu Chico)
Victor Hugo G. de Oliveira (vendedor)
Rafael V. Barbosa, Carlos Antonio L. da Silva, Inaciliano Ferreira, Aparecido Ferreira (cavaleiros)
José de Aquino Gomes Filho (narrador)
Maria D. P. Alves (voz abertura)
Jurandir de Souza (Jura) - participação especial
CRÉDITOS
Direção: Klaison Simeoni
Diretor de Fotografia: Caio Lanziani
Diretor de Áudio e Edição: Edgar Gomes
Roteiro e Produção: Ari Florentino da Silva e Klaison Simeoni
Maquiagem: Laíza Veríssimo
Figurino: Rosimeire Barbosa da Silva