Sonho foi realizado

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 22/07/2022
Horário 03:35

Enfim aconteceu. Proprietários rurais e assentados do Pontal do Paranapanema estão desde ontem comemorando a vinda do governador Rodrigo Garcia (PSDB) a Presidente Prudente. Esteve na cidade para assinar a sanção do projeto de regularização fundiária na região.

PROPRIETÁRIOS VENCESLAUENSES
Presidente Venceslau é uma das cidades que tem muitas pessoas interessadas neste projeto estadual e esperam há anos a regularização de fazendas. Muitos deles comentam que o projeto vai propiciar o desenvolvimento econômico, a melhoria da produtividade, a geração de novos empregos e a competitividade da região no agronegócio paulista.

GOVERNADOR E 14 DEPUTADOS 
Fiz a conta. Além do governador e equipe, 14 deputados de vários partidos estiveram presentes na reunião de ontem em Presidente Prudente. 

EXAMES E CIRURGIAS
Ontem conversei com José Luiz Ghizzi, o provedor da Santa Casa de Presidente Venceslau, sobre a paralisação do atendimento de conveniados do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual)  no hospital. Ghizzi explicou que o mesmo está suspenso para consultas, exames e cirurgias, devido à falta do pagamento do extrateto. 

EXTRATETO? 
Sim! Este é o termo. É o dinheiro a mais do que o contratado com o plano estadual de saúde dos funcionários do governo. O hospital tem um montante para receber do convênio e quando ele é ultrapassado pela utilização do serviço, o restante demora para ser pago e acaba provocando mais dificuldades financeiras para a Santa Casa.

TEMPORÁRIO 
Ghizzy comentou que a situação sempre se repete, mas que, após a paralisação, o governo se apressa em quitar a dívida e os atendimentos voltam ao normal. A entrevista feita por este colunista com José Luiz Ghizzi está à disposição no canal “Toninho Moré” do YouTube. 

PODCAST DO MORÉ 
E falando em redes sociais, está à disposição, no Blog do Toninho e no YouTube, o Podcast do Moré, com Edivaldo Rodrigues de Moraes, empresário da Companhia de Flores. Fala da trajetória de vida e trabalho, e das dificuldades durante a pandemia. 

FALTA O MURO 
Pessoas reclamam de violação em túmulos no Cemitério Municipal de Presidente Venceslau. Existe facilidade para adentrar no mesmo pela falta de muro em uma de suas laterais, a que fica de frente ao Corinthians. Trata-se de uma área central da cidade. 

MARGEM DA SAÍDA DA CIDADE 
Ali, o terreno do cemitério fica aberto totalmente e dá para ver a evolução dos jazigos em direção às margens da via de acesso da cidade pela Rodovia da Integração. Além da facilidade na entrada das pessoas, também há o desconforto visual do abandono e falta de cuidado das autoridades.

THAYNÁ FERNANDA
A cantora e compositora Thayná Fernanda, de Presidente Venceslau, passou para as semifinais do Festivoz, Festival Estadual de Interpretação Musical do Estado para categorias de 9 a 14 anos e 15 a 18 anos. O evento será em São José dos Campos. 

CANTA DESDE CRIANÇA
Thayná tem 17 anos e foi única escolhida em sua categoria na fase de Presidente Prudente. Ela deve representar Presidente Venceslau e região nas fases finais da disputa. Além de cantar e tocar violão, é também compositora e gosta da boa música popular brasileira. 

NAS REDES SOCIAIS
E o assunto das eleições presidenciais não para nas redes sociais. Muitas amizades já foram desfeitas pelas discussões acaloradas e malcriadas na internet. Direita contra esquerda. Estes dias, em conversa com um grupo de adultos, vários comentaram que procuram evitar qualquer conversa que vá para o lado político. 

MUITO CHATO 
É desagradável ver que algumas pessoas não conseguem assimilar o que outras pensam e partem para a ofensa pessoal e, às vezes, até familiar. Fazem ataques gratuitos e desnecessários. Quando tudo isso terminar, vai ter muita gente arrependida pelo comportamento agressivo e excessivo.

Publicidade

Veja também