A sommelier Juliana Dias, da Adega Luar Vinhos, em Presidente Prudente, está prestes a dar um passo marcante em sua carreira e na valorização do conhecimento enológico ao lançar, como co-autora, o livro “O Vinho por Elas – Um Universo Além dos Rótulos”. O lançamento acontecerá no dia 13 de setembro, às 19h, no estande A40 da 27ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. O fato de uma profissional de Presidente Prudente figurar como coautora de uma obra lançada na Bienal do Livro, um dos maiores e mais prestigiados eventos literários do país, enaltece não apenas sua trajetória, mas também a importância de levar o conhecimento enológico ao grande público. Esse lançamento ressalta o papel das mulheres no universo dos vinhos, mostrando que há muito mais por trás dos rótulos do que se imagina.
BOM DIA
"A dor diz: passa! Mas a alegria quer a eternidade, Quer profunda, profunda eternidade”.
REDUFLAÇÃO
Está se tornando muito comum ir ao supermercado comprar ovos e, ao chegar em casa, perceber que na bandeja não há mais 12 ovos, mas sim dez. Isso está sendo chamado de “dúzia de dez”. Obviamente, uma dúzia é 12, e se você prestar atenção, está escrito sobre a bandeja que tem dez; mas estamos há mais de décadas acostumados com bandejas de 12, essa troca repentina realmente engana. Lembrando que bandeja com dez ovos não é novidade, começaram a aparecer no mercado em 2021, mas estão se tornando cada vez mais comuns, devido ao preço dos alimentos subirem constantemente. A famosa reduflação, um termo que mistura “redução” com “inflação”, vem ganhando destaque nas conversas sobre consumo e economia.
REDUFLAÇÃO II
Essa prática da “reduflação“, bastante adotada por fabricantes, envolve diminuir o tamanho ou a quantidade de um produto mantendo, ou até aumentando seu preço. No fundo, é uma maneira discreta de repassar o aumento dos custos de produção sem chocar tanto o consumidor com um aumento direto no preço. À primeira vista, pode parecer uma mudança pequena, mas quando somamos todos os produtos do carrinho de compras, o impacto no bolso do consumidor é significativo. Esse fenômeno é uma estratégia da indústria para enfrentar a alta inflação, fazendo você pagar mais por menos sem perceber.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
De 7 a 22 de setembro, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza uma série de atividades gratuitas de educação ambiental, como oficinas, vivências e a tradicional Feira de Pequenos Produtores. As ações integram o projeto “Florestar: Áreas Verdes Educadoras”, que visa ampliar o caráter educativo de espaços verdes por meio contemplação, informação e experiências. Neste sábado, às 15h, ocorre a oficina "Colar com Sobras de Madeira", ministrada pela artesã Malu Santana. Os participantes têm a oportunidade de criar peças únicas, refletindo sobre a destinação dos resíduos gerados diariamente.
CULTURA JAPONESA
Você sabia que as crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiastas da limpeza?