"Sombras e Luzes da Mente” revelam olhar de pacientes com transtornos mentais

Artistas colocam em cada tela, detalhes como o contorno de corpos esculturais, traços perfeitos de rostos de celebridades ou de um ente querido; exposição segue até dia 19 de maio no Prudenshopping, com 22 trabalhos de assistidos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/05/2017
Horário 10:32
 

O Ambulatório Regional de Saúde Mental, instituição que atende há 41 anos a população com transtornos mentais, de Presidente Prudente e região, segue até o dia 19 com exposição de 22 telas no Prudenshopping. Intitulada "Sombras e Luzes da Mente", além dos quadros, a mostra conta com relatos dos pacientes quais explicam como colocaram suas almas em cada detalhe, como no contorno de corpos esculturais, nos traços de rostos de celebridades ou de um ente querido, nas cores vibrantes. O que a pintura representa para eles. O que provoca em suas vidas. O que pintaram em suas obras!

Jornal O Imparcial Perfeição no contorno de corpos esculturais chama atenção em uma das telas que também está exposta no Prudenshopping

Conforme Edmarcia Munhos Correa Coelho, 47 anos, diretora técnica do ambulatório, esta é uma das várias oficinas terapêuticas oferecidas aos atendidos da unidade de saúde. "Por meio da arte eles conseguem expressar todos os seus sentimentos, sejam eles bons ou nem tanto assim", ressalta a diretora.

A terapeuta ocupacional, Alessandra Reis Pinto, 46 anos, que está diretamente ligada com os pacientes diz que a exposição, assim como a 20ª Expodefic/Feidefic (Exposição e Feira de Trabalhos Artesanais da Pessoa com Deficiência), em que eles estiveram na semana passada, são ações que ampliam um pouquinho o mundo interno deles proporcionado um espaço para troca afetiva, aprendizado de novas técnicas e oferecer aos que tratam da doença mais aguda um cuidado mais intensivo.

"Isso porque a doença mental acaba tendo como sequela o isolamento social. E isso ajuda a reorganizar o cotidiano deles. Trabalho com eles há oito anos e a avaliação que faço a partir do que relatam é que se sentem felizes e se veem de outra forma. Pois, percebem a aceitação. A valorização deles", explica a terapeuta.

Vale lembrar que todas as telas expostas estão à venda. Basta contatar o ambulatório.

 

Trabalho recompensador

A maioria das oficinas é ministrada pela própria terapeuta que conta com o bom coração de profissionais que se dispõem a ajudar. Como é o caso do artista plástico Pedro Jerez, que com toda dedicação orientou os pacientes para os trabalhos desta exposição.

"Só temos a agradecê-lo pelo tempo que nos ajuda. Outra pessoa que tem muita habilidade com artesanato e que me ajuda muito é a Elenice  Felix  da Silva Lima! Além de ex-pacientes que sabem com mais profundidade uma técnica acaba ensinando os outros. É um trabalho em conjunto, recompensador!", exclama Alessandra.

 

O ambulatório

No local, segundo Alessandra, é oferecido atendimento psiquiátrico, psicoterapia, serviço social, terapia ocupacional, farmácia e enfermagem para cerca de 800 pessoas. Aqueles que recebem encaminhamento da psiquiatria e equipe técnica participam das Oficinas Terapêuticas. Atualmente, são trabalhadas ainda as as Oficinas de Culinária, de Pintura em Cerâmica, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, MDF e Produção de Sabonetes.

"Agradecemos a toda a equipe do ambulatório que participou com alegria de mais esta tarefa. E, principalmente aos usuários da unidade a quem dedicamos nosso trabalho diário, nossos esforços direcionados para que tenham melhor qualidade de vida. E, o mais importante, agradecer a Deus, o ‘Pai de toda a criação’", exalta a terapeuta.

 

Serviço

Interessados em comprar uma das telas expostas podem entrar em contato com o ambulatório pelo telefone (18) 3221-4633.

 
Publicidade

Veja também