Neste sábado, às 20h, a dupla Kafkianos, de Regente Feijó, apresenta seu álbum de estreia no show “Antes que não seja mais eu”, na Praça do Centenário, no Parque do Povo, em Presidente Prudente. O evento, gratuito e com classificação livre, é promovido pelo Som na Linha, coletivo cultural que atua desde 2018 ocupando espaços públicos para promover festivais, feiras de artesanato, exposições, intervenções artísticas, oficinas e rodas de conversa, sempre com o intuito de fortalecer a arte independente e a música autoral da região. Um palco itinerante que segue amplificando a cultura pelo interior paulista.
Kafkianos é composta por Emmanuel Fernandes e Gustavo Garcia, amigos de longa data que desde sempre compartilham o gosto pela música, tendo amadurecido a arte da composição em conjunto ao longo dos anos. Emmanuel é clarinetista, professor formado em música, e traz nas suas composições influências da música clássica, indie e klezmer. Enquanto Gustavo, professor de teatro e produtor de conteúdo no canal do YouTube Balcão Pop, traz uma forte influência do blues e folk. Mas nesse caldeirão de misturas musicais que compõem a dupla, impera uma paixão mútua: a música popular brasileira.
Formado em 2018, originalmente para competir no festival Imagine Brasil, em que foi semifinalista por dois anos consecutivos, o duo traz a influência da obra de Franz Kafka e seus temas de alienação do cotidiano, traumas, depressão, surrealismo e a luta pelo fazer artístico em face à máquina capitalista, entre outros, que conectam muitas de suas composições ao termo literário "kafkiano".
Ao longo de seis anos de carreira e dez de amizade, Gustavo e Emmanuel chegaram a publicar livros (respectivamente, “Contos Para se Ler no Pior Dia da Sua Vida” e “Contos de Horror e Fascínio”) e um álbum solo instrumental de Emmanuel (“Pensando em Você”). Juntos, e em parceria com Leonardo Rosa, foram co-fundadores da Bacano Records, selo musical independente que busca unir talentos e esforços da região na busca comum por visibilidade no cenário artístico brasileiro.
“Após tanto tempo desde a criação e inúmeras apresentações, tanto como dupla quanto em carreiras solo, em especial nas últimas quatro edições do festival Diversonoridade, promovido também pelo coletivo Som na Linha, os Kafkianos finalmente estão prontos para lançar seu disco de estreia”, revelam os músicos. “Antes que Não Seja Mais Eu” conta com 20 músicas, todas compostas por Gustavo e produzidas por Emmanuel. Foi originalmente pensado como um disco solo de voz e violão explorando canções antigas de Gustavo.
“Mas antes que estas embolorassem nos arquivos sem nunca verem a luz de um palco, antes que se tornassem representações datadas de seu autor, foi repensado como um esforço final para ser entregue ao mundo. Uma vez que o projeto solo se tornou projeto em dupla, essas músicas antigas ganham uma nova vida como repertório da Kafkianos. Entre clarinetes, sintetizadores, teclados e corais, o disco chega como algo além de apenas um desapego de canções antigas, e se torna algo genuinamente novo e original que apenas uma dupla com influências tão distintas poderia gerar”, complementam.
O show de sábado, além das músicas do disco novo, contará com singles já lançados da dupla (Pequeno Macaco e Inércia) e canções previamente lançadas na carreira solo de Emmanuel. A dupla promete ser a primeira grande chance que o público terá de ver essas músicas ganhando vida, para além dos quartos de seus compositores. “Não se trata apenas de um convite à música, mas à celebração do som vivo”.
SERVIÇO
Show: “Antes que não seja mais eu”, com Kafkianos
Quando: sábado (20/07), às 20h
Local: Praça do Centenário, Parque do Povo, Presidente Prudente (Av. 11 de Maio, Vila Formosa)
Entrada gratuita