É só chegar o final do ano, pra ver pessoas se movimentando na intenção de ajudar o próximo. É comum nesta época, por todo o país, a realização de campanhas, que visam a arrecadação de alimentos, brinquedos ou roupas, para fazer o dia de alguém mais feliz! Até cartinhas de alunos de escolas públicas, crianças acolhidas em creches e abrigos, em situação de vulnerabilidade social, vêm sendo adotadas... O Papai Noel dos Correios tem recebido muitas delas... E noticiamos todas essas ações, com alegria e satisfação, por aqui!
A palavra da vez é solidariedade, seja pela proximidade do Natal, pela pandemia que tirou a vida ou o sustento de muita gente... Quantos, além do luto pela perda de um ente querido, ainda se viu sem emprego, sem renda, sem ter o que levar para dentro de casa ou até mesmo ver sua empresa, com as restrições cada vez mais pesadas, fechar suas portas?
As consequências da pandemia, que ainda não acabou, estão por toda parte. Se sem ela já era difícil para muitos, imagina em um ano onde quase tudo parou de funcionar. Nossa missão é ajudar...
E você pode começar desde já. A Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado), por exemplo, conforme noticiado na edição de ontem, realiza até o dia 20 deste mês, das 10h às 22h, o Bazar do Artesanato no Euromarket, em Presidente Prudente. Dentre as peças, produzidas por voluntárias, que são parceiras no projeto, encontram-se caixas artesanais, enfeites de Natal, bolsas, panos de prato, tapetes, sousplat, necessaire e porta-utensílios.
Trabalhos impecáveis, feitos por artesãs da cidade, que doaram seus talentos em prol dos pacientes atendidos pela entidade. Tudo o que for arrecadado no período será usado para subsidiar os serviços que são prestados há mais de 15 anos pela Carim, incluindo assistência social e ambulatorial, tudo de forma gratuita. Por mês, são atendidas no local, cerca de 200 pessoas, que se enquadram no grupo de risco da doença renal crônica.
Elas têm acesso a campanhas preventivas, encaminhamentos, atendimentos individuais ou em grupo, com assistente social, psicólogo, enfermeira, nutricionista, médicos, fisioterapeuta, consultas médicas, exames, oficinas socioeducativas e palestras informativas. Uma entidade que tanto ajuda também merece ser ajudada. Compareça ao bazar, prestigie e valorize o trabalho das artesãs, compre, incentive, divulgue.
Também na luta, após uma tempestade que atingiu Prudente no dia 1º de outubro e destruiu toda a estrutura de sua sede, a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos pede ajuda. Vem realizando eventos de captação de recursos para os reparos, estimados em aproximadamente R$ 300 mil. Mas ainda falta muito. No momento, estão vendendo a rifa de uma Biz e quem puder deve contribuir. O número e o sorteio serão pela loteria federal em 5 de fevereiro de 2022. Quem quiser adquirir um número pode entrar em contato pelo telefone (18) 3223-2511. Vários outros eventos ou ações já foram e ainda serão realizados.
Toda ajuda é bem vinda! Independente da época do ano, da proximidade das festas... Que nos tornemos uma humanidade cada vez mais forte e cheia de amor! Jesus é nosso maior exemplo de solidariedade e doação!