Solenidades marcam celebrações ao Jubileu de Prata do HR

Netos dos fundadores do antigo HU e representantes da Unoeste participam da programação 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2022
Horário 19:04
Foto: Ector Gervasoni
Murilo Carapeba, diretor de Medicina da Unoeste, entrou com o quadro dos avós, Dona Ana e professor Agripino, fundadores do hospital
Murilo Carapeba, diretor de Medicina da Unoeste, entrou com o quadro dos avós, Dona Ana e professor Agripino, fundadores do hospital

Celebrando seu Jubileu de Prata, o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, teve uma programação festiva à altura de sua história e relevância para todo o oeste paulista. Participaram das solenidades os médicos Murilo de Oliveira Lima Carapeba (diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste) e Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, netos dos fundadores do complexo de saúde – o professor Agripino de Oliveira Lima Filho (em memória) e Dona Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima – na ocasião representando também a universidade. 
As comemorações aos 25 anos de uma das maiores instituições de saúde do interior do Estado de São Paulo tiveram início na noite da última segunda-feira (21), com sessão solene na Câmara Municipal de Presidente Prudente. Na ocasião, com a presença de membros da diretoria administrativa e colaboradores da ALSF (Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus) , ocorreu a entrega dos simbólicos Cartões de Prata, que eternizam o prestígio e a gratidão do poder público ao trabalho a serviço da vida empenhado pelo HR e pela ALSF na região.
Na terça-feira (22), houve a apresentação do novo letreiro da fachada do HR, com o retorno da frase que era do antigo Hospital Universitário: “Obra inspirada no ideal franciscano para aliviar o sofrimento do nosso povo” e da instalação de uma citação de São Francisco de Assis, patrono da associação: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. Além dos colaboradores do HR e membros da ALSF, a cerimônia contou com a presença de integrantes da Unoeste, antiga gestora do hospital.
Em seu discurso, frei Francisco Belotti, presidente nato da ALSF e guardião geral da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, recordou quando recebeu o pedido para assumir a obra, através de uma ligação do então secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas (em memória), e destacou o retorno das frases escolhidas pelo professor Agripino, que traduzem o objetivo das missões franciscanas, que levam saúde e acolhimento a milhões de pessoas pelo Brasil e pelo mundo.
“As frases de nosso padroeiro foram retiradas por pessoas que, talvez, não valorizem muito a história. Mas eu tinha em meu coração o desejo de retornar com aquelas palavras. E, graças a Deus, ela volta hoje, neste dia tão bonito que marca os 25 anos do HR”.
O cronograma do dia foi encerrado com a Missa Solene na Catedral de São Sebastião, celebrada por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese de Presidente Prudente. Na ocasião, Murilo entrou no altar com um quadro de seus avós e fundadores do hospital.

Foto: Ector Gervasoni

Gabriel, neto dos fundadores do hospital, durante a reinauguração do leitreiro do HR, que resgata frases escolhidas por seu avô na primeira fachada

SAIBA MAIS

Um gigante na saúde do oeste paulista: HR de Prudente celebra 25 anos de história

Publicidade

Veja também