Solenidade de 92 anos da Revolução Constitucionalista ocorre nesta terça

Ato cívico-militar que contará com tradicional desfile e entrega de medalhas será realizado na terça-feira, às 9h, na Praça Nove de julho, em Presidente Prudente

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 06/07/2024
Horário 09:37
Foto: Cedida
Efetivo da Polícia Militar realiza treinamento para a solenidade
Efetivo da Polícia Militar realiza treinamento para a solenidade

Estão em fase de conclusão os preparativos para a solenidade alusiva aos 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que será realizada na terça-feira, às 9h, na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, em frente a Base da Polícia Militar. O presidente da comissão prudentina para a preservação da memória da Revolução Constitucionalista, o comandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luís Nelson Disaró, explica que os últimos detalhes do evento serão tratados em uma última reunião preparatória com todos os órgãos envolvidos no tradicional desfile cívico. “Esperamos que a população de Presidente Prudente compareça para, em um ato cívico-militar, lembrar e agradecer aqueles que fizeram muito por São Paulo e pelo Brasil”, comenta a autoridade policial.
Luís Nelson revela que, neste ano, a solenidade contará com a presença de netos e bisnetos do tenente Oswaldo Barboza, que morreu em combate durante a revolução, sendo consideração então “um verdadeiro herói”. “Um de seus netos será condecorado com a medalha ‘Bravos Prudentinos de 32’”, relata o tenente-coronel, que esclarece que todo ano são entregues no ato cívico-militar nove medalhas em alusão ao “Nove de Julho”, sendo três condecorações do modelo “Bravos Prudentinos de 32”, três “Coronel Miguel Brizola de Oliveira” e outros três exemplares da “Cruz de Camargo”, concedidos a personalidades que tenham relação direta ou indireta com tal fato histórico.
“Em relação a solenidade, a expectativa é ótima tendo em vista as conquistas, como o traslado do obelisco comemorativo aos 25 anos da revolução para a Praça Nove de Julho, em local apropriado para que as pessoas possam visitar e conhecer o monumento, a criação das condecorações alusivas a participação de Presidente Prudente pela Câmara Municipal e a criação da comissão prudentina para a preservação da memória da Revolução Constitucionalista de 1932 pelo Executivo. Tudo isto, com a finalidade de proteger e preservar a memória daqueles que lutaram pela Constituição”, promove. 

Desfile cívico
O desfile, segundo o tenente-coronel, será composto pelo efetivo da Polícia Militar, Tiro de Guerra, grupos de escoteiros, ordem De Molay e Filhas de Jó. Entre as viaturas da PM que abrilhantarão o evento, estarão as do policiamento Ambiental e Rodoviário, Radiopatrulha, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Corpo de Bombeiros, Comando de Aviação com o helicóptero Águia, além do destacamento montado, que utilizará o fardamento histórico da Força Pública, utilizado em 1932.
“A importância de se manter viva a memória da Revolução Constitucionalista reside na questão da legalidade que ela representa. Pessoas de diversas classes sociais unidas em prol da exigência de uma nova Constituição, pois o governo do ditador Getúlio Vargas aboliu a Constituição e governava por decretos. Protegendo e mantendo viva esta memória, as gerações futuras saberão da importância da ordem constitucional para a governança do país”, encerra o presidente da comissão organizadora do evento.

 

Publicidade

Veja também