A Sociedade de Medicina de Presidente Prudente lança, na segunda-feira, a quarta edição da campanha "Doe vida, doe amor, seja um doador", que visa chamar a atenção da população prudentina para o baixo estoque de bolsas de sangue no hemonúcleo anexo à santa casa da cidade durante os meses de julho e agosto. De acordo com a presidente regional da APM (Associação Paulista de Medicina), Marisa Miranda, esta temporada do ano marca o período das férias escolares e a chegada do inverno. "Nesse período, as pessoas costumam viajar ou se recolher em virtude do frio, portanto, ocorre uma diminuição muito grande no número de doações", explica.
Marisa, presidente da APM
Marisa destaca que o ato compõe o projeto "Sociedade Medicina e Você", que promove ações sociais envolvendo a Casa do Médico e a população. Segundo ela, entre todas as campanhas de doação de sangue desencadeadas por diferentes entidades no ano passado, esta foi a que mais captou voluntários. "Em 2015, foram 1,1 mil bolsas de sangue coletadas. Neste ano, o propósito é manter o otimismo e esperar que a meta seja ultrapassada", expõe. A presidente da associação acredita que o sucesso da campanha seja resultado das várias parcerias fechadas com empresas da região. "Para contribuir, elas enviam ônibus com pessoas interessadas em fazer a doação", acrescenta.
Conforme a coordenadora do hemonúcleo da santa casa, Elaine Negri, graças ao grande número de campanhas realizadas por entidades do município, a unidade está conseguindo manter o estoque de bolsas de sangue dentro do esperado, entretanto, caso as temperaturas voltem a cair em Prudente, a tendência é diminuir. "Em períodos invernosos, as pessoas procuram menos o banco de sangue. Em qualquer época do ano, o ideal é que sejam recebidos, por dia, de 40 a 60 doadores", afirma.
Elaine destaca que cada doador pode ajudar até três pessoas. "Todo o sangue coletado é aproveitado no tratamento de doenças, ferimentos e queimaduras", ressalta. A coordenadora ainda enfatiza que o banco não prioriza nenhum tipo sanguíneo. "O O negativo é o que possui maior urgência, no entanto, todos são importantes. Se pararmos para pensar, quanto mais comum for o tipo sanguíneo, maior será a demanda", aponta.
Participação
A campanha de doação de sangue da Sociedade de Medicina segue até o dia 30 de julho. Os interessados em contribuir com a causa devem se dirigir ao hemonúcleo da santa casa, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto nas quintas, quando o atendimento se estende até às 19h; e aos sábados, das 7h ao meio-dia. Para doar, o indivíduo deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 70 anos, pesar mais de 50 quilos (homens) ou mais de 51 (mulheres), ingerir bastante líquido antes e após a doação, não estar em jejum e nem ingerir alimentos gordurosos nas três horas antecedentes. No momento do ato, é necessário apresentar documento com foto. Feita a contribuição, o doador leva para a casa uma camiseta da campanha como brinde. Para mais informações, o telefone da Casa do Médico é o 3223-3910 e o do hemonúcleo, 3223-3511.