Situação de emergência: região tem grau máximo de risco de incêndio

Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente chama a atenção para situação crítica do oeste paulista, conforme previsão para esta semana

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 18/06/2024
Horário 08:17
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Cor roxa indica alta probabilidade de incêndios na região, principalmente nesta quarta e quinta-feira
Cor roxa indica alta probabilidade de incêndios na região, principalmente nesta quarta e quinta-feira

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente chama a atenção da população para a atualização do Mapa de Risco de Incêndio, divulgado nesta segunda-feira, pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil estadual. Isso porque, o instrumento, que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, aponta situação crítica para o oeste paulista, na previsão para esta semana. “Presidente Prudente e região estão em situação de emergência. Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil Municipal”, orienta o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea.
No mapa divulgado, a coloração totalmente avermelhada chama a atenção. “Nas regiões Centro e Oeste do estado a situação é ainda mais crítica. A cor roxa indica o grau máximo de risco para estes locais”, expõe o CGE. Na imagem é possível constatar alta probabilidade de incêndios na região, principalmente nesta quarta e quinta-feira. 
O software funciona 24 horas por dia e é feito a partir de algoritmos que compilam dados sobre elementos como o nível de chuva dos últimos dias, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade do vento. Deste modo, ele disponibiliza modelos com previsão para os próximos cinco dias. A escala possui quatro níveis e vai do risco baixo (cor amarela) ao risco emergência (cor roxa).
Diariamente, o CGE encaminha o Mapa de Risco de Incêndio para todas as coordenadorias municipais. Àquelas que estão inseridas em uma área com risco mais elevado recebem um indicativo de alerta. Deste modo, são adotadas medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
 

Publicidade

Veja também