Segurança e saúde são os temas centrais da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), promovida em
O Imparcial, por meio da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Seguindo estes tópicos gerais, a palestra realizada ontem foi a "Primeiros socorros: conhecimentos que valem uma vida". O assunto foi apresentado por Ana Thais de Souza Stoco, fisioterapeuta forense e ergonômica, da Soma Ergonomia. A palestra de hoje é sobre "Motivação, respeito e valorização da vida" e será ministrada pelo Padre Sandro Rogério dos Santos, do Santuário de Santa Terezinha. A Sipat será encerrada amanhã.

Evento realizado na sede do jornal segue até amanhã
Em sua oratória, a profissional deu orientações aos presentes sobre como agir em relação às vítimas, mas também abordou questões de segurança dos próprios socorristas. "Estes também devem tomar certos cuidados para não piorar a situação e se manter bem para poder salvar o outro", comenta.
Durante o evento, Ana Thais ainda ensinou técnicas de RCP (reanimação cardiopulmonar) e frisou que, em uma situação de gravidade, as primeiras coisas que devem ser analisadas são os batimentos cardíacos e a consciência da vítima, enquanto aciona-se uma ambulância.
Ainda em suas explanações, a fisioterapeuta orientou os participantes a evitarem acidentes de intoxicação e apresentou métodos de auxílio às pessoas em diversas situações de risco.
Cícero Alves Correia, encarregado do parque gráfico do jornal, diz ter aprendido bastante com a palestra da fisioterapeuta. Sobre as medidas de segurança, o chefe do setor pretende colocá-las em prática com sua equipe. "O que discutimos é válido para todos, em qualquer situação, seja em casa, no trabalho ou lazer. Foi excelente. A Sipat sempre nos ensina algo novo", destaca.