O programa “Sinfonia Urbana - Circuito Paulista de Música Orquestral”, realizado pelo Ministério da Cultura, será apresentado neste domingo, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, às 16h, pela Orquestra Sinfônica Prudentina, regida pelo maestro Valter Trevisan.
O idealizador do projeto, o maestro Gilmar de Assis, de São José do Rio Preto (SP), explica que a ideia surgiu durante o difícil período da pandemia da Covid-19, em 2020. “Eu tive a iniciativa de criar um Fórum de Maestros do Brasil, para buscar igualdade de apoio do poder público para as orquestras do interior, já que sempre existiu uma concentração de apoio nas capitais dos Estados. Em 2022, idealizei junto com mais três maestros, esse projeto”.
O projeto, que beneficia orquestras do terceiro setor, músicos profissionais e estudantes de música que estão entrando no mercado profissional, foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo Cultural (Lei Rouanet), com o patrocínio da Econoroeste e Tracbel Agro. “Além disso, a principal finalidade é democratizar o acesso à música erudita e dar protagonismo às orquestras do interior, que por consequência direta, impulsiona a economia criativa da região”, afirmou o maestro.
A apresentação em Prudente será através da Orquestra Sinfônica Prudentina, que vai apresentar um programa dedicado à música sinfônica de concerto, fazendo uma retrospectiva histórica dos grandes compositores da música universal, passando por Bach, Vivaldi, Mozart, Strauss JR, Brahms e Bizet.
A OSP (Orquestra Sinfônica Prudentina) se apresenta com 37 músicos, sendo: oito violinistas, quatro violistas, quatro violoncelistas, dois contrabaixistas, dois flautistas, dois oboístas, dois clarinetistas, dois fagottistas, dois trompistas, dois trompetistas, três trombonistas, dois percussionistas e um pianista, além do maestro Valter Trevisan.
“Esse concerto da OSP marca o reinício de um trabalho profissional, sério, e com certeza vai agradar ao público presente, justamente por apresentar um repertório clássico, mas de muita popularidade”, afirmou o maestro Gilmar.
De acordo com o maestro, uma orquestra sinfônica é o ápice que se pode esperar da música instrumental em uma comunidade, pois reúne instrumentistas de vários naipes de instrumentos, como cordas, sopro, percussão, teclas e possibilita a execução de repertório que pode incluir músicas eruditas e populares de todas as épocas. “A orquestra enriquece a cultura local, movendo o público da cidade e da região, trazendo recursos e movimentando bares, restaurantes, transporte, postos de combustíveis. A exemplo de muitas cidades norte-americanas e europeias, que possuem suas bandas de música, seus pequenos conjuntos de câmara e suas orquestras, Prudente pode se orgulhar em ter novamente a sua orquestra sinfônica completa e de elevado nível artístico”, finalizou Gilmar.
O concerto será realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Matarazzo, a partir das 16h e a entrada é gratuita. Segundo o maestro Gilmar, os ingressos devem ser retirados no dia do concerto, no próprio teatro, a partir das 15h. Serão disponibilizados 530 ingressos.
REPERTÓRIO
J.S. Bach – Ária da Quarta Corda (da Suíte em Ré)
A. Vivaldi – Concerto para Violino e Orquestra (Outono, das 4 Estações), solista: Marco Ferri (Spalla da Orquestra)
W.A. Mozart – Serenata Noturna, K. 525
J. Strauss JR – Valsa do Imperador
J. Brahms – Danças Húngaras Nº 1 E Nº 5
G. Bizet – “Carmen” (Suíte Nº 1)