Simulação de voto antecede entrega de urnas às seções

Aberto ao público, cerimônia finalizou ontem o processo de lacração das máquinas; distribuição aos locais ocorre amanhã

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 05/10/2018
Horário 07:32
Marcio Oliveira - Simulação de voto foi presenciada pelas autoridades, e aberta à população
Marcio Oliveira - Simulação de voto foi presenciada pelas autoridades, e aberta à população

Após 10 dias de trabalho, a 101ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente finalizou ontem a cerimônia de geração de mídias, preparação e lacração de urnas eletrônicas. Na ocasião, o processo final foi a simulação dos votos em uma das máquinas, assim como prevê a Justiça Eleitoral em todo ano com eleições. Com a participação de autoridades pertinentes ao período, como o juiz e promotor eleitoral, o ato antecede a entrega dos dispositivos aos locais onde há seções.

E como de costume, tal procedimento é feito a cada dois anos, como explica o chefe do cartório, Fabiano de Lima Segalla. No ato, o juiz eleitoral da ZE, Leonardo Mazzilli, escolheu a urna correspondente à seção de número 277. “Para a simulação, nós usamos o verdadeiro caderno correspondente à seção”, pontua. Antes de mais nada, ele ainda pontua que, ao dispositivo, devidamente lacrado anteriormente, é inserido o VPP, com as mídias de verificação pré e pós-votação.

A partir daí, o trâmite é iniciado. No primeiro momento são impressos as hashes, que possuem as mesmas informações, numerações e codificações lacradas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para posterior distribuição às zonas. “Na sequência, vem o ato de forçar o início da votação, no qual é inserida a mídia que receberá os dados dos votos”, pontua Fabiano. Sequencialmente, vem a emissão das zerézimas, papel no qual informa que não há voto computado na urna; o registro dos mesários; o início da votação; e a impressão dos resultados, que finaliza o processo.

Na ocasião, todos os presentes foram convidados a participar e simular o voto. Um deles foi o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Prudente, Orismar Alves Barbosa. De olho em toda a seção, ele confirmou a veracidade e a confiança no processo de votação. “Como eleitor, também foi bom para sanar várias dúvidas antes do voto”, destaca. Além dele, o partido PSL (Partido Social Liberal) foi representado na cerimônia, mas a pessoa responsável não quis se pronunciar. Os dois foram os únicos fiscais partidários presentes.

Além deles, o promotor da ZE, Mário Coimbra, presente ao longo da cerimônia, ressaltou, como anteriormente, a importância de participar de um processo como este, em vista da verificação de transferência e veracidade das informações. O juiz da zona eleitoral, Leonardo, também usou a oportunidade para falar do processo da confiança na Justiça Eleitoral, bem como do trâmite do domingo, quando todos deverão comparecer ou justificar, mas aqueles que vão devem opinar para todos os cargos pleiteados. “Mesmo que só queira votar em governador, por exemplo, precisa votar em branco para os demais, caso seja a vontade do eleitor. Ele não pode pular nenhum processo”, pontua.

A 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Prudente também esteve presente no local acompanhando o processo da simulação de voto.

SAIBA MAIS

Finalizada a cerimônia de geração de mídias, preparação e lacração de urnas eletrônicas, a próxima etapa ocorre amanhã, quando começa a entrega das máquinas nos locais onde há seção eleitoral. Pela 101ª ZE, são 305 urnas para 264 seções. Uma vez entregues, os dispositivos ficarão sob escolta civil e também policial até o domingo. É válido lembrar que a urna só começa a funcionar a partir das 7h, para os mesários. Antes disso, caso alguém ouse ligá-la, o próprio sistema informa o horário de inicialização.

PASSO A PASSO NAS URNAS ELETRÔNICAS

1 - É inserido o VPP, dispositivos de verificação pré e pós-voto;

2 - Impressão das hashes;

3 - Início do processo de votação com a inserção das mídias que receberão as informações dos votos;

4 - Emissão das zérezimas;

5 - Registro dos mesários;

6 – Votação;

7 - Impressão dos resultados (cinco vias).

Publicidade

Veja também