Ontem, um acidente de trânsito no Jardim Colina, em Presidente Prudente, acometeu duas vítimas com ferimentos leves, as quais ficaram presas nas ferragens. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local para prestar atendimento às vítimas que, com vida, foram encaminhadas a um hospital local. As consequências seriam maiores se não se tratasse de uma simulação de ocorrência promovida pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), em parceria com o 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente. A simulação de resgate alerta sobre acidentes de trânsito e tem como referência o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, relembrado neste mês.
Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995, o terceiro domingo de novembro marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como WDR - World Day of Remembrance. No entanto, devido às eleições majoritárias deste ano, a ação foi adiada para a tarde de ontem em Presidente Prudente. Segundo o coordenador de educação para o trânsito da Semob, Mario Marcus Meira da Costa, a ação em conjunto com o grupamento faz parte de um cronograma de atividades que visa à conscientização da população, e que será promovido durante todo o mês. “Hoje, nós promovemos uma simulação de acidente de trânsito que envolve mais de um veículo, e temos o objetivo de demonstrar como o corporativo do Corpo de Bombeiros atua diante desses acontecimentos”, destaca.
No local, a Semob também promoveu uma produção audiovisual da ação que será transmitida por meio das redes sociais. “Essa campanha educativa é para que as pessoas percebam a importância desses profissionais do resgate e o quanto um acidente pode ser prejudicial para a vida de muitas pessoas. Em situações reais o condutor pode ficar com grandes sequelas, e nos casos mais fatais ir a óbito. Então, a ação espera que as pessoas reflitam sobre a necessidade de seguir as regras de trânsito e respeitar a vida”, acrescenta. A campanha educativa terá vários temas como atuação do resgate, este promovido na tarde de ontem pelo 14° GB, assistência da Polícia Militar, acompanhamento psicológico diante das consequências traumáticas de lesões e mortes no trânsito, qual conduta a pessoa deve tomar ao presenciar uma ocorrência, além de outros assuntos importantes.
No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.
SERVIÇO
O material educativo será divulgado no Facebook da Secretaria Mobilidade Urbana e Segurança - Governo de Presidente Prudente.
Foto: Weverson Nascimento
Mario: “Ação conscientiza sobre a necessidade de seguir as regras de trânsito e a respeitar a vida”