Simpósio Saúde Física e Emocional: da infância de hoje ao adulto de amanhã ocorre no dia 7 de outubro

Evento da FCT/Unesp e Academia Nelson Morimoto aborda evolução da tecnologia, e o que era para melhorar e proporcionar bem-estar tem causado danos graves, principalmente no núcleo familiar e social

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 24/09/2023
Horário 08:14
Foto: Cedida

Aberto ao público em geral, ocorre no dia 7 de outubro, das 14h às 16h30, no auditório da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, o Simpósio Saúde Física e Emocional: da infância de hoje ao adulto de amanhã, realizado pelo Laboratório de InVestigação em Exercício da universidade e pela Academia Nelson Morimoto. Estarão palestrando sobre os palestrantes: professor Dr. Rômulo Fernandes, prof. Dr. Marcos Paulo Pereira, profa. Mestra Karina Camargo, a psicóloga Isabele Antoniassi, com a mediação do também prof. Dr. Ricardo Agostinete.

Evento é aberto a toda a sociedade, público e privado. Direcionado as famílias, escolas, entidades entre outros. São aguardados 300 participantes presencialmente, e para interessados de outras localidades haverá transmissão online.

Segundo Nelson Morimoto, 58 anos, sensei da academia de judô que leva o seu nome, a ideia de realização desse simpósio se justifica pelo fato de a modernização estar acontecendo de forma constante e célere. Ele narra que há 30 anos pouco se ouvia falar de celulares e computadores, muito menos sobre internet. Mas o desenvolvimento é uma realidade, não tem como retroceder e a humanidade precisa se adaptar e se adequar a essas evoluções.

Mas assim como as máquinas e a tecnologia evoluíram e produzem resultados surpreendentes, ao ponto de muitas vezes as pessoas não conseguirem acompanhar esse progresso acaba-se pulando algumas etapas, não conseguindo evoluir com a mesma rapidez.

 

RETORNOS POSITIVOS

Ele destaca que os artifícios modernos que seriam para melhorar e proporcionar o bem-estar à humanidade, muitas vezes tem causado danos e muitos deles graves, principalmente no núcleo familiar e social. “Temos acompanhado casos, cada vez mais precoces, de dependência de tecnologias e máquinas, acarretando consequências em nível jamais visto. Muitos são os problemas e dificuldades no desenvolvimento, principalmente da fase infantil”, preocupa-se o mestre de judô.

Conforme a filha do sensei, Isabelle Morimoto, 20 anos, trata-se de um evento de extrema importância, que tem retornos positivos em todos os aspectos sociais. “É de extrema relevância a abordagem desses temas para que haja a construção de um bem comum social. E o Simpósio foi pensando a partir da observação da situação atual das crianças na sociedade, como a falta do tônus muscular, fragilidade óssea, falta de resistência, flexibilidade, agilidade e obesidade”, frisa a jovem acrescentando que assim como, o desenvolvimento precoce de doenças metabólicas, como pré-diabetes, colesterol alto, triglicerides, entre outros.

 

O TEMPO PARECE SEMPRE INSUFICIENTE

Nelson Morimoto observa que o ser humano levou milhares de anos para evoluir, na verdade ainda está em evolução, é um processo linear e constante, porém a tecnologia segue um desenvolvimento em escala geométrica. “Com a escassez de atividades físicas naturais, alimentação adequada, estrutura emocional e outras dificuldades, estamos vendo uma geração de crianças e jovens com alta tendência a doenças e enfermidades até então consideradas de adultos e idosos, além de limitações de relações humanas, ansiedade, depressão entre outras patologias”, acentua o sensei.

“Assim os palestrantes abordarão essas situações físicas, emocionais, nutricionais e educacionais das crianças atualmente, e o que pode ser feito para que se torne um adulto integralmente saudável”, completa Isabelle.

O sensei ainda acrescenta que o mundo tem se tornado mais próximo, as informações circulam mais rápidas e tudo está funcionando de forma acelerada. “As pessoas estão cada vez mais atarefadas, muitos até agindo de forma automatizada, numa rotina exaustiva onde o tempo parece sempre insuficiente”, coloca.  

 

SERVIÇO

O link para inscrição é: https://forms.gle/afhYovq6ePe1sbm5A. Para mais informações entrar em contato com Isabelle Morimoto pelo (18) 99819-4998. E-mail: [email protected] Instagram: @simposio_saudefisicaeemocional

 

Fotos: Cedidas

 

PALESTRANTES

Publicidade

Veja também