Show com audiodescrição promete agitar Associação dos Cegos nesta sexta

“Lá pras bandas do Magrebe” será apresentado pela segunda vez, em Prudente, em espetáculo aberto ao público em geral e com entrada gratuita

VARIEDADES - MELLINA DOMINATO

Data 27/06/2024
Horário 15:17
Foto: @gasalucinação
Na semana passada, público teve acesso a fones de ouvido para ouvir audiodescrição
Na semana passada, público teve acesso a fones de ouvido para ouvir audiodescrição

Em sua segunda apresentação em Presidente Prudente, o show “Lá pras bandas do Magrebe” promete agitar a sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, a partir das 9h desta sexta-feira. Aberto ao público em geral e com entrada gratuita, o espetáculo, que transita por gêneros como rock, flamenco, tango e a sonoridade do movimento armorial, será comandado pelo cantor e compositor, Franco das Camélias, músico paranaense, radicado na capital do oeste paulista, que estará acompanhado de Zé Barbosa (guitarra e violão), Pedro Zuquerato (baixo e viola caipira) e Guilherme Sala (bateria). Na oportunidade, a apresentação contará com audiodescrição feita pelos próprios artistas com um microfone. 

No repertório estão músicas dos álbuns “Franco das Camélias e os Lusíadas” (2017) e “Artes e Metiês” (2020), já apresentadas em Prudente, na semana passada, na estreia do show, que ocorreu no Espaço Laje, no Centro Cultural Matarazzo. Diferentemente do primeiro espetáculo, que teve audiodescrição com uso de tecnologia, com uma locutora narrando as principais ações para o público cego que acompanhava com um fone de ouvido, possibilitando que escutassem, ao mesmo tempo, o show e as descrições, desta vez, a audiodescrição será feita pelos próprios músicos, adequação que teve que ser feita em função do orçamento disponível para a ação. Na oportunidade, a plateia receberá uma programação também com QR code, que possibilitará o acesso pelo celular a um áudio com toda descrição, além de uma versão em braile. 

Lei Paulo Gustavo

A apresentação faz parte de um projeto contemplado com o edital da Lei Paulo Gustavo, de 2023, que Franco explica que exige ações de acessibilidade pelos promotores das apresentações artísticas. “Então, neste projeto, muitas ações de acessibilidade foram direcionadas para as pessoas cegas, a exemplo do primeiro show, que teve a audiodescrição com a locutora Kassandra Ribeiro, que a gente conseguiu fazer através de uma parceria com a Zuquerato Pró Audio, empresa do amigo que também participa e, além de músico, é técnico de som, produz os equipamentos e montou um sistema com fios e cabos de uma maneira que possibilitou o acesso ao áudio por meio de fones de ouvido”, descreve. Hinglid Monteiro, intérprete de Libras, também traduziu letras das músicas durante o show.

“Importante destacar que todas essas ações de acessibilidade têm consultoria do Paulo Henrique da Silva Leonardo, que é uma pessoa cega e que trabalha na área da cultura em Prudente. Ele presta consultoria para vários projetos envolvendo música, teatro, cinema, enfim, diversas atuações. Ele é uma pessoa que pesquisa e atua nesta área e nos auxiliou em todas essas ações”, ainda cita o músico. 

Para Franco, a cultura, assim como a saúde e a educação, é um elemento básico e essencial, que todo cidadão deve ter acesso. “A sociedade, agora, precisa avançar para que as pessoas com deficiência tenham essa oportunidade também, por isso a importância dos editais que trazem essa obrigatoriedade da criação de ações que sejam acessíveis”, comenta. “Enfim, que o Estado, o país, a Prefeitura garantam investimentos, pois tudo isso tem um custo, demanda formação, pesquisa, e o importante é atender a esse público da melhor maneira. Precisamos de verba, de parcerias, assim como que toda a sociedade entenda que isso é fundamental, é básico, que todo mundo merece ir ao show, consumir diferentes tipos de artes, viver experiências interessantes”, finaliza o artista.

SERVIÇO
SHOW “LÁ PRAS BANDAS DO MAGREBE”

Com: Franco das Camélias (voz e guitarra), Zé Barbosa (guitarra e violão), Pedro Zuquerato (baixo e viola caipira) e Guilherme Sala (bateria)
Dia 28 de junho, sexta, às 9h, na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos. 
Entrada gratuita. Show com audiodescrição.

Fotos: @gasalucinação

Locutora faz audiodescrição ao lado de Paulo Leonardo (de óculos), que acompanha locução


Hinglid Monteiro, intérprete de Libras, também traduziu letras das músicas durante o show


Estreia do espetáculo ocorreu no Espaço Laje, no Centro Cultural Matarazzo

Publicidade

Veja também