Setores se mobilizam em ato "prol Bragato”

 

Depois de ver um dos únicos representantes da região de Presidente Prudente na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) perder o mandato, diversos setores da sociedade, entre políticos e entidades, se mobilizaram para demonstrar apoio ao ex-deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). O grupo planeja promover um ato em favor do político, previsto para ocorrer em 22 de julho, a partir das 9h30, na 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Prudente.

Conforme um dos idealizadores do evento, o prefeito de Narandiba e presidente do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), Ênio Magro (PSDB), além de prestar solidariedade ao peessedebista, o objetivo do encontro é "unir forças, conhecer o problema e discutir maneiras de atuar na defesa de Mauro Bragato", seja junto à Justiça ou até mesmo junto à Alesp.

Jornal O Imparcial Mauro Bragato perdeu o mandato de deputado estadual

"É unânime entre os prefeitos da região que ele não cometeu crime e não tem culpa nesta situação. Não existe nenhum elemento que possa tirá-lo do mandato. Quem perde com toda esta situação é a região, por todo o investimento e trabalho que ele já fez e ainda faz por nós. Então, vamos unir forças e discutir a situação para tentar um plano de ação para retomar essa importante autoridade e liderança política", comenta Ênio Magro.

Além do Ciop, pelo menos outras quatro entidades abraçaram a causa de Mauro Bragato, não apenas da região de Prudente. É o caso da Ummes (União dos Municípios da Média Sorocabana), com sede em Santa Cruz do Rio Pardo. Além da Amnap (Associação dos Municípios do Pontal do Paranapanema), da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema).

 

Entidades participantes

Para o presidente da Amnap e prefeito de Parapuã, Samir Alberto Pernomian (PP), a mobilização revela a preocupação com a representatividade da região junto aos governos estadual e federal, com a perda da forte atuação do ex-deputado estadual, Mauro Bragato. "Queremos apoiá-lo, mas também apontar a grande perda que tivemos de um político que trabalha para todos os municípios da região sem distinguir, motivado pelo bem do povo e não por partidos políticos ou alianças", declara.

Para Samir, a população deve se atentar para a relevância da atuação política dos deputados estaduais e federais responsáveis por angariar importantes recursos e convênios para as cidades. "Agora, ficamos apenas com a representatividade de dois parlamentares na Alesp, o que é preocupante. As pessoas costumam votar em representantes que não são da região, e consequentemente eles buscam mais as pautas das regiões das quais eles pertencem", expõe.

A prefeita de Rosana, Sandra Aparecida de Sousa Kasai (PSDB), atual presidente da Unipontal, também lamenta a perda do cargo por Bragato, enfatizando a falta que fará seu acesso às secretarias de Estado para reivindicações regionais - conquistado pela credibilidade adquirida ao longo de dez mandatos. "Esse é o momento de demonstrar a gratidão por sua atuação em prol dos municípios da região e a esperança de que ele consiga regressar ao legislativo estadual", aponta.

 
Publicidade

Veja também