Respondendo sobre qual a importância do setor de serviços para o desenvolvimento de Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), enfatiza que este é um dos mais representativos no município, responsável por 49% do total das empresas constituídas. O que contribui para geração de renda e postos de trabalho.
“Os segmentos representativos no setor são os serviços de saúde, educação e alimentação. Além do setor de reparação de veículos, que também é destaque, como mecânicas, lava-jatos, funilaria, elétrica, entre outros. Os principais gargalos estão relacionados com a disponibilidade de mão de obra especializada. Apesar do excelente trabalho de capacitação e treinamento das instituições”, expõe Cavalcante.
Sobre os incentivos necessários para alavancar o setor no município, Cavalcante diz que recentemente foi aprovada uma lei de incentivo às empresas de produção de softwares.
“Penso que políticas públicas como esta poderiam incentivar a criação e manutenção de empresas em outros segmentos específicos mediante um estudo detalhado do custo benefício. Outra ação importante seria a transformação digital gradual dessas empresas, visando melhorar sua competitividade”, indica.
Cavalcante acredita que a tendência do setor de serviços é crescer ainda mais, pelo fato de Presidente Prudente ser um polo regional com quase um milhão de habitantes.
Foto: Oslaine Silva
Setor de reparação de veículos, que também se destaca nomunicípio, como mecânicas, lava-jatos, funilaria, elétrica, entre outros
Foto: Cedida
Cavalcante acredita que a tendência do setor de serviços é crescer ainda mais
Leia mais:
Agronegócio é o pilar de desenvolvimento de Prudente
“A indústria é o ramo da economia que paga os melhores salários”