Os municípios de Iepê, Mariápolis, Panorama, Piquerobi, Pracinha, Ribeirão dos Índios e Sandovalina aderiram à Campanha do Agasalho do governo de São Paulo e possuem pontos de arrecadação para o recebimento de itens de inverno que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o inverno.
A entrega pode ser feita no Fundo Social dos municípios. Em todo o Estado, já são mais de 400 locais com as caixas oficiais para o recebimento de doações.
No interior, o recebimento está sendo feito também pelas unidades de Poupatempo. Os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. Peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para distribuição. A lista com os pontos oficiais de arrecadação está disponível no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br.
Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix [email protected].
O Fundo Social de São Paulo também já iniciou a entrega de 125 mil cobertores para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos 645 municípios paulistas. Os cobertores foram adquiridos pelo Fundo e estão sendo distribuídos de acordo com dados do CadÚnico, cadastro nacional com informações sobre famílias de baixa renda existentes no país. A entrega vai até 21 de junho e está sendo feita semanalmente aos municípios pela fabricante Nacional Têxtil, localizada em Nova Odessa, na região de Campinas.
Com o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19, a Campanha do Agasalho de 2023 foi lançada em 18 de maio para retomar a arrecadação de roupas e cobertores novos ou usados para doação a pessoas vulneráveis ou em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Entre 2020 e 2022, a campanha havia sido substituída pela ação Inverno Solidário, que se restringiu à arrecadação de itens novos devido ao risco de contaminação das peças usadas durante o período crítico da pandemia.
A Campanha do Agasalho de 2023 conta com o apoio de empresas como a Klabin, que doou caixas de papelão ondulado para arrecadação de roupas e cobertores; a Prodesp - empresa de Tecnologia do governo do Estado -, responsável pelo desenvolvimento do site oficial da ação; e a Nacional Têxtil, que faz a distribuição das caixas de coleta para os municípios paulistas. A campanha também ganhou reforço de empresários ligados à Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), que estão doando tecidos e aviamentos para produção de agasalhos pelos alunos do curso de Costureiro Avançado do Fundo Social. As peças também serão doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.