Sest/Senat inaugura simulador de direção em PP

Iniciativa é para capacitação de motoristas de cargas e passageiros, e proporciona vivência de situações de risco no trânsito

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 01/09/2017
Horário 13:36

Contribuir para um trânsito seguro. Esta é a meta do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), de Presidente Prudente, com o lançamento do curso com simulador de direção híbrido, realizado na tarde de ontem, direcionado para aprimorar a atuação de motoristas profissionais de cargas e de passageiros. De acordo com a diretora da unidade no munícipio, Cristiane Amaral, a atividade tem como foco a redução de fatores de riscos, além da diminuição de gastos com combustíveis e manutenções. Para participar, as inscrições devem ser realizadas na própria instituição. 

“Nós temos dois instrutores profissionalmente qualificados, que são direcionados para aplicar os treinamentos do simulador. Este equipamento é de alta tecnologia e possui um software que proporciona cinco tipos de treinamentos diferenciados para caminhões e carretas, além de outros cinco cursos distintos também para ônibus”, explica Cristiane.

Durante os treinamentos, os participantes passam por vivências de incidentes, como pedestres na pista ou início de incêndio, e aprendem as melhores formas de agir para garantir uma direção segura e eficiente. Segundo a diretora, o equipamento vai contribuir na diminuição de mortes e acidentes de trânsito, economia de combustível e redução de custos do veículo.

“Após a primeira simulação que o motorista realizar, são impressos relatórios que apontam infrações, negligências e improcedências que ele fez durante o trajeto, incluindo a economicidade de combustível, pneu e frenagem”, expõe Cristiane. “Sequencialmente, o motorista passa por uma nova simulação, desta vez orientada pelos instrutores, e um novo relatório é impresso com as diferenças positivas entre o antes e o depois da simulação orientada”, acrescenta.

Os cursos são gratuitos para funcionários de empresas de transporte e autônomos, que tenham contribuição do Sest/Senat. Já para os demais interessados, os valores vão de R$ 280 a R$ 320. As matrículas estão abertas e a pretensão é de que a primeira turma seja formada e inicie as atividades ainda neste mês. A duração dos cursos varia entre 28 horas ou 32 horas e o formato será divido entre aulas práticas e aulas no aparelho simulador. 

Publicidade

Veja também