Um dia voltado à arte e cultura. Nesta sexta, o Sesi de Presidente Prudente realiza a Noite Cultural, e reúne apresentações de um acervo de obras de artistas prudentinos e regionais, além de uma apresentação musical com o grupo instrumental Bra Jazz, que une desde a bossa nova e o samba, até o choro. Segundo a mediadora cultural da instituição, Hilda Pereira de Souza, o evento é gratuito, aberto ao público e ocorre no prédio vertical da escola, recentemente inaugurado e localizado na Avenida Ibraim Nobre, 585, no Parque Furquim.
“A composição do acervo das obras de arte foi possível graças ao envolvimento de artistas que acreditam na capacidade que a arte tem de sensibilizar e levar o público a refletir através de tendências individuais. Ao todo, cerca de 50 peças fazem parte da exibição e todas já estão espalhas nas salas de aula há alguns dias, no intuito de tornar familiar o contato dos alunos com a cultura artística”, explica.
De acordo com a mediadora, a “Vernissage Coletiva” também visa a oportunidade de apresentar técnicas aos alunos, além de desenvolver a imaginação, a percepção e a leitura individual, para que eles criem gosto e, quem sabe, aptidão para ofícios artísticos.
“Os alunos também poderão visitar a exposição durante toda a manhã desta sexta, e contarão com a professora de Artes explicando detalhes do acervo. Já a partir das 19h, a mostra será direcionada para os artistas envolvidos no projeto e demais convidados”, acrescenta.
Viagem musical
A música também terá presença marcante durante a Noite Cultural. A partir das 20h, o grupo Bra Jazz, faz um resgate da música instrumental brasileira, com o show “Viagem Musical”. Segundo o trombonista Fernando Testa, a apresentação conta com um repertório repleto de clássicos e homenageia grandes nomes e compositores da música popular, consagrada a partir das décadas de 1930 e 40. Ao tocar canções criadas por meio da mistura de diferentes ritmos, o Bra Jazz reflete a formação cultural do Brasil. O repertório traz influências que vão desde o lundu, modinha e o choro, até a atualidade do samba, do baião, do maracatu, do frevo e da complexa bossa nova.
O show, apresentado por Saulo Nascimento (saxofone alto e flauta), Maestro Bratifisch (saxofone alto e tenor), Sandro Rocha (saxofone alto, tenor e soprano), Lucas Silva (trompete e fluguel), Fernando Testa (trombone), Jefinho Batera (bateria), Elton Luiz Soares (contrabaixo), Fernando Leme (violão, guitarra e bandolim) e Murillo Altafine (teclado), integra o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.
“A Bra Jazz está no mercado para levar a música instrumental a todos os cantos e a todas as pessoas. Trabalhamos para expandir e fazer crescer a cada dia mais esta vertente musical, tendo sempre como foco o público da nossa cidade e região, para que a valorização aconteça naturalmente, como fruto do nosso trabalho”, conta.
Além da expansão da música instrumental, o trombonista conta que, em comum com o evento do Sesi, a banda estabelece como objetivo: a inclusão sociocultural, preservar, divulgar e resgatar aspectos da cultura popular brasileira, incentivar e divulgar artistas das mais variadas regiões, o hábito das pessoas conhecerem novas propostas, estimular o interesse público à contemplação da cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional, e contribuir para formação cultural, fornecendo informações para o desenvolvimento da apreciação e criação musical.
Repertório Viagem Musical
Carinhoso – Pixinguinha, Fernando Testa
Mr. Funky Samba – Jamil Joanes, Arranjo Kadu Galli
O Morro Não Tem Vez – Tom Jobim, Arranjo Alailton Assumpção
Garota de Ipanema – Antonio Carlos Jobim, Arranjo Glenn Osser
Meditação – Tom Jobim, Arranjo G. Gagliardi
Tributo a Raul Seixas – Raul Seixas, Transc. Sandro Rogério Rocha
Pedacinho do Céu – Waldyr Azevedo, Arranjo Rafael Leme
Summer Samba So Nice – Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, Norman Gimbel
Manhã de carnaval – Antonio Carlos Jobim, João Gilberto e Luiz Bonfá
A Râ – Compositor João Donato, Arranjo Nelson Ayres
Evento visa a oportunidade de apresentar técnicas aos alunos, além de desenvolver a imaginação, a percepção e a leitura individual, para que eles criem gosto e, quem sabe, aptidão para ofícios artísticos
Serviço
Noite Cultural do Sesi
Dia: 24 de novembro
Hora: a partir das 19h
Local: prédio vertical do Sesi, localizado na Avenida Ibraim Nobre, 585, no Parque Furquim
Informações e reserva de ingressos: (18) 3901-8100 / 3901-8101
Gratuito