Sesi realiza ação voltada ao esporte paralímpico

Esportes - André Esteves

Data 13/05/2016
Horário 10:50
Com o propósito de mostrar a importância que o esporte exprime na vida de quem necessita de inclusão, o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) promove, a partir das 13h30 deste sábado, no CAT (Centro de Atividades) Belmiro Jesus, em Presidente Prudente, a ação "Sorrisos que dão cor ao mundo". Tendo como base a temática "Sesi-SP contribuindo para o legado social e empreendedor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", o projeto oferecerá a crianças e jovens carentes a oportunidade de compreender as sensações e emoções vivenciadas por uma pessoa com deficiência no momento da prática esportiva.

Jornal O Imparcial Equipe Colorir desenvolve ação que incentiva inclusão social através do esporte

A ação é comandada pela Equipe Colorir do Sesi de Regente Feijó, vencedora do concurso estadual "Acelera Jovens em Ação". A tutora da equipe, Naraiana Serrano, 30 anos, esteve na redação do jornal O Imparcial, juntamente com os alunos participantes, para explicar o projeto. Os estudantes contaram que a iniciativa busca incentivar a qualidade de vida através do esporte e mostrar que a prática está além das competições. "Queremos que as crianças vejam que não são apenas elas que passam por dificuldades e que o esporte pode ser um superador de limites nesse sentido", expõe a aluna do 2º ano do ensino médio, Adrielly Fernandes, 16 anos.

Segundo eles, o objetivo de selecionar crianças e adolescentes como público alvo é justamente pelo fato de terem a cabeça aberta e transmitirem o conhecimento adquirido com mais facilidade. "Nosso propósito é fomentar o empreendedorismo e as habilidades de protagonismo. Sendo assim, queremos que as pessoas comprem e expandam a nossa ideia", esclarece a tutora.

Por meio da mobilização, ela e os alunos pretendem alcançar como resultado a concepção de que o esporte não se limita a quem tem uma vida perfeita.

A tarde de vivência permitirá que o público infanto-juvenil pratique as modalidades paralímpicas, como, por exemplo, o basquete sobre rodas, bocha paralímpica, vôlei sentado, golbol, futebol de sete e dança, além de se divertir com brinquedos infláveis, pintura facial e escultura de balão. Para conhecer melhor a realidade das crianças e adolescentes, a Equipe Colorir fez uma pesquisa sobre o assunto e visitou o Lar Santa Filomena, entidade filantrópica de Prudente que atende crianças e jovens expostos à desigualdade social. O evento conta com a parceria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Prudente.

 

Empreendedores


A Equipe Colorir nasceu com a finalidade de criar um projeto que desenvolvesse as capacidades empreendedoras nos estudantes do Sesi, utilizando o esporte e as áreas de gestão de projetos. Compõem a ação a coordenadora pedagógica da Escola Sesi de Regente Feijó, Naraiana Serrano, e os estudantes dos 2º e 3º anos de ensino médio, Beatriz Tamaoki, Guilherme Olivieri, Rafaela Tomazeti, Adrielly Fernandes, Carla Nader, Amanda Albertini e Luiz Augusto Nader.
Publicidade

Veja também