Não é nenhum segredo que a leitura estimula o raciocínio, enriquece o vocabulário, melhora a capacidade de interpretação e permite ao leitor um amplo conhecimento sobre diversos temas. Além disso, a criatividade e a comunicação são estimuladas em quem lê, bem como o olhar crítico e a habilidade da escrita. Diante disso, o Sesi realizou a doação de mais de 1,5 mil livros para o município de Presidente Prudente na quinta-feira (15), visando auxiliar a recomposição do acervo das bibliotecas das escolas municipais. Diversas outras ações, incluindo na área social, também foram definidas.
As doações de livros vêm sendo realizadas a nível de Estado, visando um apoio específico para a educação, em especial às escolas públicas. “O Sesi-SP tem essa preocupação com a educação, não apenas “dentro de casa”. Acredito que esse é um apoio importante aos municípios, além de incentivar o hábito da leitura nas crianças e resgatar nelas o gosto pelos livros”, diz Sidnei Junqueira, diretor regional do Sesi. Além de Prudente, 33 cidades da região também serão beneficiadas com a doação de livros.
Quanto à renovação do convênio entre o Sesi e o município de Presidente Prudente para o Programa Emergencial de Educação Pós Pandemia, intitulado Recompondo os Saberes, trata-se da continuidade de um trabalho de formação voltada para os professores da rede municipal. Para Vanessa Correia, coordenadora de relações com a indústria e comunidade do Sesi, o programa traz novas ferramentas para que os docentes busquem a recomposição das perdas na aprendizagem dos alunos no município. “É importante, porque seguimos com o trabalho realizado, auxiliando os professores no trabalho que eles desenvolvem em sala de aula”.
Pensando nas férias escolares, a novidade é quanto ao programa Super Férias, tradicional no Sesi nos meses de janeiro e junho. O programa prevê a realização de atividades de recreação, esporte, qualidade de vida e brincadeiras para agitar a garotada no período do recesso escolar. “Nesta edição de janeiro de 2023, iremos destinar 60 vagas para crianças e adolescentes atendidos pelos projetos da Secretaria de Assistência Social”, explica Clóvis Bressanin, coordenador de qualidade de vida do Sesi em Prudente.
“Tudo isso que temos realizado, não só em Prudente, mas em toda a nossa região, está dentro da missão do Sesi, que é promover a educação para o desenvolvimento humano, ampliando oportunidades para melhoria dos padrões de vida dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e da sociedade em geral”, conclui Sidnei.