Sesi Furquim recebe "Dom Casmurro” nesta noite

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 16/10/2015
Horário 08:48
 

Com projetos que visam disseminar a cultura e a valorização das produções artísticas locais, neste mês, o auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria) Furquim de Presidente Prudente oferece ao público, gratuitamente, apresentações de artes cênicas e música. Nesta sexta-feira, às 20h, a atração é a peça "Dom Casmurro", uma adaptação de Denilson Biguete, com atuação do ator Thiago Cardoso, que num jogo de razão e emoção, instiga o público à discussão, questionamento, reflexão e análise crítica, aproximando o espectador da literatura e da linguagem teatral.

Segundo o diretor, o espetáculo é um solo a partir do clássico de Machado de Assis, em cartaz desde 2006, sendo o de repertório que está há mais tempo com a companhia. Denílson explica que o mesmo contribui com a formação de público, por ser de fácil compreensão, um clássico que as pessoas quando vão assisti-lo já conhecem a literatura, ou já ouviram falar da história.

Jornal O Imparcial Com Thiago Cardoso no palco, peça leva público à discussão

Uma história pautada pelo ciúme que é tão discutido, debatido nas escolas quando no ensino médio os alunos adentram na área da literatura e estudam o realismo. "Com todas as essências poéticas, transpomos essa história para o palco a partir do olhar do Bentinho, o protagonista da história que é contada na primeira pessoa, Bento Santiago, o Dom Casmurro. Ficamos felizes cada vez que somos chamados a apresentá-lo novamente. Nos dá muito prazer!", exclama Denílson.

 

O interpretar


Denílson fala que o retorno do público é sempre muito positivo, pois em 50 minutos são expostos os principais signos que a obra literária tem, principalmente a que ele considera principal que é tratar-se de uma obra aberta.

Ele explica que é como quando ao ler o livro a pessoa não consegue desvendar o enigma, se Capitu traiu ou não. E o espetáculo mantém essa característica da dualidade em que sempre se consegue olhar e ver as duas possibilidades. "Pela fragilidade que Bentinho se mostra diante desse amor, desse olhar oblíquo dissimulado dessa mulher tão poderosa, tão contemporânea, você às vezes considera que ela o traiu, mas no desenrolar, no movimento que a cena possibilita ao espectador, percebe-se na própria narrativa que Capitu o amava e que seria incapaz de traí-lo. Isso é muito potente na peça", acentua.

Thiago fala com verdadeira paixão sobre esse espetáculo. Segundo ele, cada vez que o apresenta é como se fosse a primeira vez. "Tenho um carinho muito grande por essa peça. É sempre uma honra desenvolvê-la! Quando recebi o texto há quase dez anos, não tive dúvida que era o primeiro grande desafio da minha carreira, e abracei fortemente. Esse personagem já faz parte de mim. Quando estou no palco com Dom, me sinto pleno enquanto ator", ressalta.

 
Ingressos

Lembrando que os convites são limitados, portanto a reserva antecipada é de extrema importância. Os ingressos são válidos até 15 minutos antes da apresentação, após esse horário todos os lugares válidos serão disponibilizados à fila de espera não havendo, portanto, a garantia de entrada. A reserva dos convites poderá ser realizada através dos telefones3901-8119 e 3901-8100.

 

APRESENTAÇÕES DE OUTUBRO


Dia 16


Espetáculo de Arte Cênica: "Dom Casmurro"

Direção Dramaturgia, luz e cenário: Denilson Biguete

Atuação: Thiago Cardoso

Classificação: 14 anos

Horário: às 20h

 

Dia 17


Espetáculo de Arte Cênica: "Ninho de Histórias" – Cia Deixa que eu Conto

Elenco: Tânia Antunes, Ed Barba, Elvis Dean e Márcio Kadá

Classificação: Livre para todos os públicos

Horário: às 15h

 

Dia 23


Espetáculo de Música: Tributo a Dire Straits – Fred Gabas

Gênero: pop, rock nacional.

Classificação: livre para todos os públicos

Horário: às 20h
Publicidade

Veja também