A programação deste fim de semana no Sesc Thermas de Presidente Prudente tem, hoje, show com o cantor Chico Teixeira, filho de Renato Teixeira, tocando sucessos da música sertaneja raiz. Já no domingo, o Grupo de Teatro Lugar de Ser Qualquer apresenta uma nova abordagem de “O Pequeno Príncipe” num espetáculo teatral infantil.
Às 16h deste sábado, o cantor Chico Teixeira sobe ao palco para um show com repertório mesclando músicas autorais e clássicos da música brasileira de diferentes regiões. Com sucessos como “Tristeza do Jeca”, “Luar do Sertão” e “Romaria”, esta última um marco na carreira de seu pai, Renato Teixeira, além de outras que fazem parte do imaginário popular brasileiro.
Compositor e representante da nova geração da música regional, Chico Teixeira nasceu em São Paulo e construiu sua identidade musical influenciado por artistas como Paul Simon e Bob Dylan, além de absorver a essência da viola caipira de Almir Satter e Zé Geraldo.
“Fui criado no mato, rodeado de versos e violões. Venho de uma família de músicos, e minha casa estava sempre cheia de artistas, de Pena Branca e Xavantinho ao Roy, do Menudo. Vi muitas canções nascerem. O que procuro fazer no meu som é levar adiante, com muita alegria, tudo o que esses mestres me ensinaram”, revela Chico.
Sobre o show, o cantor destaca que é um momento de encontro e celebração. “É uma ótima oportunidade para rever amigos, interagir e ouvir algumas canções que marcaram uma geração, conectada com a história da MPB e sua evolução”, afirma.
Ainda neste sábado, às 10h30, ocorre a oficina Chaveiros de Madeira, ministrada pelo educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, Leandro Mariano Barbosa. A atividade propõe ensinar técnicas básicas com ferramentas manuais e elétricas, explorando seus usos para estimular a criatividade na confecção de chaveiros feitos a partir de madeira reaproveitada.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do app Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento (mediante agendamento).
Às 14h30, ocorre a oficina Papietagem: Confecção de Bonecos, conduzida pela educadora social, Karina Cordeiro e pela arte-educadora e artesã Renata Abdla. Os participantes aprendem e praticam a papietagem, uma técnica de modelagem com papel amplamente utilizada na criação de figuras decorativas e brinquedos.
Além de incentivar o uso de materiais recicláveis, as educadoras buscam, por meio da prática, estimular a criatividade e a conscientização ambiental do público presente.
No domingo, a atividade ocorre novamente, às 16h30. Nos dois dias, a retirada de senhas para participação é feita com 30 minutos de antecedência.
No domingo, às 16h, o Grupo de Teatro Lugar de Ser Qualquer apresenta o espetáculo infantil “O Pequerrucho Príncipe”, uma releitura do clássico da literatura infantil “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. A peça narra a jornada de amizade entre um menino e uma aviadora, ressignificando a história original com uma versão criativa e encantadora.
Pequerrucho viaja pelo universo e visita diversos planetas habitados por pessoas grandes, preocupadas apenas com números, praticidade e poder. Nestes lugares, não há espaço para contemplar rosas e estrelas, fazer amigos ou imaginar uma jiboia digerindo um elefante.
Ao chegar a Terra, ele encontra a aviadora Amelia Earhart. Com suas reflexões e questionamentos, Pequerrucho a faz perceber que o universo dos adultos pode ser muito pequeno e que a imaginação é essencial para ampliar o olhar sobre a vida, em um enredo repleto de ludicidade, poesia e reflexão.
O Grupo de Teatro Lugar de Ser Qualquer surgiu em 2013, com foco no teatro de rua. Há sete anos, a companhia desenvolve seu trabalho em Araçatuba (SP) e, ao longo de sua trajetória, já realizou cinco montagens – atualmente, trabalha em um novo espetáculo.
"Nosso processo artístico é colaborativo e pautado no trabalho em grupo. Sempre buscamos valorizar a cultura popular, atuar de forma ética respeitando os direitos humanos", ressalta o grupo.
Acervo Sesc
Oficina estimula a criatividade na confecção de chaveiros feitos com madeira reaproveitada
Karina Cordeiro
Participantes praticam a papietagem, uma técnica de modelagem com papel, usada para criar bonecos
Flávia Baxhix
Grupo de Teatro Lugar de Ser Qualquer apresenta o espetáculo infantil “O Pequerrucho Príncipe”