Sesc Thermas recebe nova MPB de raízes nordestinas de Ivan Laurindo

Show “Sobre o cotidiano e o tempo”, com composições autorais, será neste sábado, às 16h, na Área de Convivência da unidade; entrada é gratuita

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/05/2024
Horário 15:22
Foto: Augusto de Souza
Ivan Laurindo também tem como referências expoentes da nova MPB e do rap nacional
Ivan Laurindo também tem como referências expoentes da nova MPB e do rap nacional

Neste sábado, o compositor, cantor e violonista, Ivan Laurindo, apresenta o show “Sobre o cotidiano e o tempo”, na Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente, às 16h. O evento compõe a programação do Múltiplos Sons e tem classificação livre.

“Sobre o cotidiano e o tempo” é um mergulho no universo sensível e humanista de Ivan Laurindo, compositor, cantor e violonista prudentino de raízes nordestinas, que em sua música exala o cheiro do Ceará, em especial de Brejo Santo (CE), carregando em seu âmago não só na genealogia, mas também a irreverência do povo do Nordeste. 

Para além da música, Ivan escreve desde os 12 anos, chegando a organizar seus poemas em livros que ainda tem pretensão em publicar. Sua identidade musical está atrelada à fusão de linguagens presentes nos anos 80, fase de sua adolescência, bebendo referências de letristas e cancioneiros da música brasileira como Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e Belchior, se estendendo às sonoridades da nova MPB e do rap nacional, tendo também como influência Marcelo Jeneci, Castelo Branco, Sabotage, Criolo e Black Alien, sem esquecer jamais sua veia aberta e pulsante do brega romântico, com inspirações em Odair José e Reginaldo Rossi. 

Impossível desatrelar suas composições de um olhar crítico da sociedade quando abordam temas como xenofobia, preconceito e homofobia - como na música “Se todas as flores fossem azuis” - e abandono parental - como em “Sobre a bruma do tempo” e “Sete crianças”. Mas também entrega sua faceta afetiva mais sensível, descrevendo o amor de forma esplendorosa. Seja o amor por sua filha, nas canções “Linda de ver” e “Frações de domingo”; ou o amor por seu velho, em “Fumo de corda”, que conta parte da história de Pedro Laurindo, seu pai. Todas essas músicas tornam essa uma obra autêntica, assinada por um sonhador, um entusiasta da vida, da beleza intrínseca na simplicidade do cotidiano.

A banda

Ivan se apresenta acompanhado por uma banda que reúne grandes nomes da cena atual da música prudentina, que para além de suas excelências como músicos, trouxeram para o show a sinceridade, a amizade e o deslumbre pelas músicas do espetáculo. 

A cozinha do grupo fica por conta de Guilherme Sala, na bateria, que trouxe sua versatilidade e contornos rítmicos requintados aos sons, ao mesmo tempo que colocou peso nos momentos mais densos das canções. Gabriel Machado, no contrabaixo elétrico, soube como ninguém ser o alicerce firme na estrutura dos arranjos, conduzindo o público por levadas envolventes, que esquentam a pista com o groove/funk/soul e fazem tremer o chão ao bom e verdadeiro dub, dancehall reggae music. 

Os metais e madeiras ficam por conta de Jack Tromp (Laurindo dos Santos, irmão de Ivan), que atravessa o público com solos cortantes de trompete, flugel e sax tenor, diluindo o conceito de cotidiano e tempo em uma proposta de sonoridade jazzística, que através das aberturas para improviso sintetiza o tempo do momento, fluindo pela música do cotidiano e do agora.

E na guitarra, trazendo a fúria incandescente do blues e rock e eletrizando as músicas com sua pegada carregada de drive e sentimento, deslizando entre o slide (acessório da guitarra) e o coração dos ouvintes, solos virtuosos e elegantes, Zé Barbosa. Dono de riffs e levadas autênticas e cheias de suingue trouxe uma identidade original para o show, ainda tendo contribuições acústicas, pois esse espetáculo musical não poderia ser feito sem uma boa roda de violão.

SERVIÇO
Música/MPB

Show: “Sobre o cotidiano e o tempo”, com Ivan Laurindo
Horário: 16h
Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente (R. Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas)
Entrada gratuita



 

Publicidade

Veja também