Neste final de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza o FestA! - Festival de Aprender, um projeto em rede do Sesc São Paulo que incentiva a experimentação e a aprendizagem em tecnologias e artes. São várias atividades gratuitas, entre oficinas e vivências. Veja abaixo a programação completa.
Ao todo, as 42 unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral realizam cerca de 400 atividades dentro desta sétima edição do projeto, que parte da ideia inspiradora “O futuro é ancestral”, presente no texto de Katiúcia Ribeiro na Le Monde Diplomatique (nov/2020) e no livro homônimo de Ailton Krenak (2022).
Em Presidente Prudente, o festival traz oficinas, vivências e palestras com foco principal nas áreas têxteis, buscando celebrar a ancestralidade em saberes e fazeres com artistas, profissionais e mestres populares por meio de práticas e percursos criativos.
As atividades começam no sábado, a partir das 10h, com a instalação Antimolde, do Ateliê Vivo, que através de uma reflexão sobre o processo de construção de roupas revela uma dualidade entre o planejado e o inesperado. Cada obra gerada é única e carrega memórias e histórias das mãos que moldaram essa jornada de inventividade e ressignificação no mundo do têxtil. A instalação fica até domingo, às 17h30, na Área de Convivência.
Ainda no sábado, às 10h30, o Ateliê Vivo ministra a oficina Colagem Têxtil, apresentando um processo que cria desenhos de autorretrato através de diferentes tipos de tecidos e costuras numa composição autoral. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo app Credencial Sesc SP, site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento (mediante agendamento).
O Coletivo Balangandã ministra a oficina Tecendo Histórias: Tear de Papelão, que une elementos das artes têxtil e cênicas. A oficina inicia com uma apresentação inspirada no conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti, e cada participante poderá criar seu próprio tapete utilizando a técnica do tear de papelão. São duas turmas: sábado, às 10h30; e no domingo, às 14h30.
Outra oficina gratuita para o público é a Abayomi em 6 nós: Confecção de Bonecas, com a artesã e bonequeira, Lena Martins. Sem uso de cola ou costura, a partir do reuso de retalhos de tecido e malha de algodão, o participante confeccionará uma boneca executando apenas seis nós. A atividade ocorre no sábado, às 14h30, e as inscrições são gratuitas - já disponíveis no site, app e no próprio Sesc.
A artesã Lena Martins retorna no domingo, às 10h30, com a oficina Bebê Abayomi: Confecção de Bonecas, voltada ao público infantil e onde, entre brincadeiras, música e contação de histórias, cada participante confecciona uma boneca Abayomi, dessa vez uma bebê negra, seguindo os mesmos preceitos. As inscrições também já estão abertas.
As vivências “Um fio, um ponto: Intervenção Têxtil” e “Fio Literário Brincante” têm classificação livre e são realizadas no sábado e domingo.
Na primeira delas, que ocorre às 10h30 e às 14h30 dos dois dias, a educadora e artesã, Larissa Alves, mostra como o macramê – modo de tecer manual – é uma arte que pode ser composta por um único nó e ainda se mostrar repleta de possibilidades.
Os participantes serão convidados a explorar diversos modos de criar a partir da confecção do nó quadrado, uma das técnicas do macramê, e poderão trabalhar livre e coletivamente na confecção de um grande painel que estará exposto no Bosque do Sesc Thermas.
Já na segunda vivência, que ocorre sábado e domingo das 16h às 17h30, a educadora, Elizabeth Gomes Soares, cria um espaço em que as crianças e suas famílias participam de uma feira do rolo literário, constroem fantoches a partir do uso de resíduos têxteis, escutam histórias, canções e fortalecem seus laços de afetividade – os chamados fios que tecem a vida.
Os participantes podem trazer livros infantis para troca e meias usadas para a oficina de fantoches. Haverá entrega gratuita de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
No domingo, às 10h30, o grupo Ateliê Vivo ministra a palestra "Teoria e prática na produção têxtil”, que conta com a mediação da artista têxtil, Juliana Spoladore. O grupo propõe uma experiência informativa e inspiradora que estimule a reflexão e a ação, tanto no contexto da arte quanto em relação aos valores e preocupações contemporâneas mais amplas. O encontro acontecerá em três etapas: apresentação do coletivo; dinâmicas para pensar arte, moda e sustentabilidade; e finalizando com rodadas de perguntas e respostas. A entrada é gratuita.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTA!
Instalação
Antimolde
Com Ateliê Vivo (SP)
Sábado e domingo, 10h. Grátis
Oficina
Colagem têxtil
Com Ateliê Vivo (SP)
Sábado, 10h30. Grátis
Inscrições no app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na central de relacionamento (mediante agendamento)
Oficina
Tecendo Histórias: Tear de Papelão
Com Coletivo Balangandã
Sábado, 10h30. Domingo, 14h30. Grátis
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência
Vivência
Um fio, um ponto: Intervenção Têxtil
Com a educadora e artesã Larissa Alves
Sábado, 10h30. Domingo, 14h30. Grátis
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência
Oficina
Abayomi em 6 nós: confecção de bonecas
Com a artesã e bonequeira Lena Martins
Sábado, 14h30. Grátis
Inscrições no app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na central de relacionamento (mediante agendamento)
Vivência
Fio literário brincante
Com a educadora Elizabeth Gomes Soares
Sábado, 16h. Grátis
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência
Palestra
Teoria e prática na produção têxtil
Com Ateliê Vivo (SP). Mediação de Juliana Spoladore
Domingo, 10h30. Grátis
Oficina
Bebê Abayomi: confecção de bonecas
Com artesã e bonequeira Lena Martins
Domingo.10h30. Grátis
Inscrições no app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na central de relacionamento (mediante agendamento)
Ateliê Vivo
No sábado, às 10h30, Ateliê Vivo ministra a oficina Colagem Têxtil
Lena Martins
Abayomi: sem uso de cola ou costura, participante confeccionará uma boneca executando apenas 6 nós
Divulgação
Fio Literário Brincante: Crianças e familiares constroem fantoches a partir do uso de resíduos têxteis
Caio Castor
No domingo, às 10h30, grupo Ateliê Vivo ministra a palestra "Teoria e prática na produção têxtil”