Sesc faz viagem musical pelo samba com Gui Silveiras

Na programação do fim de semana da unidade prudentina ainda constam atividades como oficinas, espetáculo de dança, vivências corporais, passeio ciclístico e ações alternativas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 19/08/2017
Horário 14:06
Divulgação, Amanhã a Cia. de Dança apresenta o espetáculo "Pé de Cachimbo" para a garotada, a partir das 15h
Divulgação, Amanhã a Cia. de Dança apresenta o espetáculo "Pé de Cachimbo" para a garotada, a partir das 15h

O Sesc Thermas de Presidente Prudente entra em mais um fim de semana com uma programação cheia de atividades gratuitas para toda a família. São sete atividades com oficinas para crianças e idosos, espetáculo de dança, além de atividades esportivas, por meio de um passeio ciclístico e ações alternativas para a busca do autoconhecimento corporal. E, show musical de samba raiz, "Do Rio a São Paulo", com o grupo Kizumbamba que sobe ao palco da Área de Convivência, pelo projeto Múltiplos Sons, às 16h.

Liderada pelo compositor e instrumentista Gui Silveiras (cavaco e voz), a banda é formada por outros quatro músicos e pesquisadores da cultura popular brasileira que encaram o samba como manifestação rica em expressão e diversidade. São eles: Denis Costa (voz e percussão); Marina Pereira (percussionista e cavaquinista); Marcus Felipe (7 cordas e voz) e Isaías Alves no saxofone.

No repertório, além de interpretar clássicos de mestres do gênero como Cartola, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Benito de Paula e João Bosco, o quinteto agrega composições autorais ao repertório, em arranjos que mantêm a essência e o tempero do samba de raiz.

Conforme Gui, o Kizumbamba procura manter viva a essência do samba de raiz cantando assim em seus shows um pouco da história e de seus compositores. Segundo o cantor, o grupo nasceu espontaneamente a partir dos encontros informais de amigos que se reuniam pelo simples prazer de tocar e fazer um samba alegre e descontraído. “Elementos que sempre levamos para os palcos e para nossas vidas”, expõe o instrumentista que convida os apreciadores do bom e velho samba.

Além de vários shows, a turma Kizumbamba apresenta o programa "A Cara do Samba" idealizado pelo grupo em parceria com a TV Faster.

 

Ainda no Sábado

Antes do show do Kizumbamba, o roteiro de atividades no sábado começa às 10h, com o projeto Todo Tempo é Tempo de se Cuidar oferecendo o Treinamento Perfumado, com a instrutora de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia, Evelyn Cristina Stephano, de São Paulo (SP). Nome de origem zen budista, o treinamento perfumado é uma técnica simples praticada nas praças chinesas. Cada vez mais conhecida no Brasil, esta vivência utiliza o aroma de ramos e o olfato dos participantes como gatilhos para o despertar da consciência e a geração de paz interior.

Em seguida, a partir das 10h30, o TSI (Trabalho Social com Idosos), programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos, promove a oficina de Minijardins, comandada pelo biólogo prudentino Rodrigo Cardozo.

A atividade ocorre também no domingo e nos dias 26 e 27 deste mês, sempre às 10h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente na Central de Atendimento do Sesc.

 

Para todos

O domingo começará bem cedo, às 7h, horário de saída do passeio ciclístico Pedal Mensal. Com um percurso de 20 quilômetros rodados entre bairros da cidade, a atividade incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Para participar, é necessário realizar inscrição na Central de Atendimento do Sesc, e trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e água para reidratação. A classificação é 18 anos.

Outra vivência, “Taiji Qigong – O Sopro da Harmonização” será realizada às 10h, também pela instrutora Evelyn Cristina. Ao combinar movimento e repouso, esta arte terapêutica de origem oriental propõe a integração entre corpo, mente e respiração, propiciando a melhora da saúde e a proteção dos fatores desarmonizantes. Leveza, poesia e harmonia dialogam nessa prática, cujos movimentos são uma combinação da intenção (YI), do sopro vital (QI) e do espírito (SHEN).

 

Crianças

Como de praxe, a criançada não fica de fora da programação do fim de semana do Sesc. E, às 15h, a Vivá Cia. de Dança, do Rio de Janeiro (RJ), apresenta o espetáculo “Pé de Cachimbo”. Samba de roda, forró, baião, maracatu, catira, quadrilhas e outras danças folclóricas brasileiras ganham uma roupagem moderna e audaciosa neste espetáculo de dança contemporânea para crianças. Com o objetivo de reverenciar a cultura popular, compõem a obra jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore, além das lendas e mitos como curupira, boi da cara preta e lara, a sereia do mar.

Logo após, às 16h, o projeto Brincando com Arte realiza a oficina de literatura Um Livro, Uma História e Algumas Miudezas, com a educadora Camila Feltre, de São Paulo (SP). Que história caberia num livro bem pequenininho? Quais personagens conseguiriam habitar nele? Durante esta oficina, os pequenos conhecem um livro que mora dentro de outro, que mora dentro de outro e de outro. As inscrições são feitas na Central de Atendimento do Sesc.

Com AI Sesc

 

REPERTÓRIO

"DO RIO A SÃO PAULO"

1 - “Azarento” (Kizumbamba)

2 - “Saudades Eternas” (Denis Costa)

3 - “Conto de Areia” (Gui Silveiras)

4 - “Povo Sofrido” (Denis Costa)

5 - “Cara de Cachorro” (Gui Silveiras e Tchello Gasparini)

6 - “Bolo de Fubá” (Toniquinho Batuqeiro)

7 - “Nomes de Favelas” (P.C. Pinheiro)

8 - “As Rosas Não Falam” (Cartola)

9 - “Samba de Pirapora” (Geraldo Filme)

10 - “Na Aba” (Nei Silva e Mestre Trambique)

11 - “Zeirô Zeirô” (Douglas Germano)

12 - “Rebento de Bamba” (Emerson Urso)

13 - “Nó na Madeira” (João Nogueira e Eugênio Monteiro)

14 - “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa)

15 - “De Qualquer Maneira” (Candeia)

16 - “Volta Por Cima” (Paulo Vanzolini)

17 - “Samba do Bixiga” (Geraldo Filme)

18 - “Poder da Criação” (João Nogueira e P.C. Pinheiro)

19 - “Foi um rio que passou em minha vida” (Paulinho da Viola)

20 – “Recado ao Poeta” (Eduardo Gudin e P.C. Pinheiro)

Publicidade

Veja também