O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente realizaram, na tarde desta terça-feira, um ato público contra o PLV (projeto de lei de conversão) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a estas instituições para financiar as atividades da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na promoção internacional do turismo do Brasil.
Trabalhadores das instituições, bem como frequentadores, alunos, artistas e parceiros da população em geral se juntaram para percorrer o calçadão central de Prudente para, ao mesmo tempo em que levavam números circenses e artísticos, sensibilizar o público e os trabalhadores do comércio sobre o projeto e as consequências para as ações de Sesc e Senac caso ele seja aprovado.
Na ocasião, foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur, documento que conta com mais de 660 mil adesões, para dar sustentação aos argumentos contrários à aprovação. Os interessados ainda podem assinar a petição a favor das instituições no site cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac.
A mobilização em Prudente fez parte de uma ação nacional, denominada “Dia S”, que ocorreu nesta terça-feira com atos públicos em todas as capitais do país e em diversas cidades do interior. “É importante que esta mobilização possa se multiplicar e gerar o resultado esperado junto aos parlamentares para que o trabalho de mais de 70 anos destas entidades continue a ser valorizado e incentivado”, frisa a gerente do Sesc Thermas de Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.
“É um princípio que, se mantido, pode trazer consequências graves para operação do Sesc e do Senac em todo o país”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc-SP. “Recursos recolhidos para estas entidades têm uma destinação no atendimento às trabalhadoras e trabalhadores do setor do comércio de bens, serviços e turismo e, claro, à comunidade em geral. Esse atendimento é parte de um conjunto de direitos que lhe são assegurados por uma ação integral, um acordo entre o empresariado do setor e o governo federal que visa o bem-estar dos beneficiários, ao proporcionar acesso aos ambientes e programas que lhes oferecem qualidade de vida e a oportunidade para o exercício pleno da cidadania”, reitera.
A PLV 09/2023 tramita neste momento no Senado Federal e está pautada para discussão e votação nesta quarta-feira.
Em junho, o Sesc completa 16 anos de atuação com a unidade em Prudente, mas a relação da instituição com a cidade é antiga: começa em 1958, quando inaugurou no município o Centro Social José Ribeiro Villela, atuando em programas de odontologia, assistência a gestantes, cursos populares, centro infantil, nucleação de grupos de empresa e, principalmente, incentivo à formação e capacitação de grupos de teatro amador.
A partir de 1966, a sede fixa deu lugar às ações por meio das Unimos (Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc), em conjunto com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), entidades, órgãos públicos e voluntários da cidade e região. Essas “viaturas” eram equipadas com materiais esportivos e culturais, atuando no interior do Estado, incluindo Prudente, até 1976.
Em 29 de novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi ratificada a doação para o Sesc das instalações de toda a área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente, localizada no Jardim das Rosas. Após obras de infraestrutura e melhorias do local, em 16 de junho de 2007 foi inaugurada a unidade do Sesc Thermas de Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111.
A unidade prudentina do Sesc tem hoje cerca de 30 mil credenciados e recebe mensalmente cerca de 20 mil pessoas para suas atividades, que são majoritariamente gratuitas e abertas à toda comunidade.
Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais nas piscinas. Também é a única unidade a oferecer um serviço de fisioterapia para pacientes encaminhados exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Com o apoio dos Sincomércios e das prefeituras municipais da região, o Sesc Thermas ainda expande sua atuação para além da unidade em Prudente. Seja com o Circuito Sesc de Artes, que passa anualmente por seis cidades do oeste paulista levando ações culturais, seja por meio de ações artísticas ou esportivas que percorrem cidades da região.