Sesc de Prudente apresenta grupo musical afrocentrado e peça infantil em Libras

Inspirada na obra argentina Misa Criolla, de Ariel Ramírez, atração musical celebra a luta contra o racismo e a intolerância religiosa no país; entrada é gratuita

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2024
Horário 07:00
Foto: Valeria Martins
Missa Criola celebra, em sua apresentação, a força, a união, a irmandade e a criatividade da cultura afro-brasileira
Missa Criola celebra, em sua apresentação, a força, a união, a irmandade e a criatividade da cultura afro-brasileira

Neste sábado, o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe o grupo Missa Criola, formado por dez músicos de diferentes estilos. No domingo, a atração será o espetáculo “Sinais Sonoros”, da Cia. Som em Prosa, onde o trio ensina, de forma lúdica, sinais em Libras, utilizando um repertório autoral. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Na tarde de hoje, às 16h, o Missa Criola apresenta seu espetáculo musical autoral de temática afrocentrada, que destaca a ancestralidade negra. O grupo traz canções que homenageiam figuras importantes, como Elisa Lucinda, Mãe Menininha do Gantois, Johnny Alf e Lélia Gonzalez.

Um dos destaques do repertório é a canção “Negro Mar”, interpretada em “Pretuguês” – uma composição em estilo bossanovista que exalta a presença afro-brasileira na língua portuguesa. O show é dirigido pelos multi-instrumentistas Rach Araújo e Tiago Machado, conduzindo o público em uma narrativa musical que reflete sobre o passado e o presente da comunidade negra.

Composto por músicos de diferentes trajetórias e crenças, o grupo compartilha uma identidade comum – a pele preta – e celebra, em sua apresentação, a força, a união, a irmandade e a criatividade da cultura afro-brasileira. Com classificação livre, o show é gratuito e aberto a todos os públicos.

Peça infantil

Amanhã, às 15h, a Cia Som em Prosa sobe ao palco da Área de Convivência do Sesc Thermas com o espetáculo “Sinais Sonoros”. Com repertório de músicas autorais, a apresentação é um convite para a construção de uma sociedade que valoriza e acolhe diversas formas de comunicação.

De maneira divertida e envolvente, o grupo ensina ao público alguns sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais), como saudações, nomes de animais e palavras do cotidiano escolar.

O trio propõe ao público vivenciar o processo de aprendizagem desses sinais por meio da música, promovendo uma ação interativa e multidisciplinar, onde todos são convidados a cantar juntos.

Ao longo da peça, a companhia cria um momento lúdico, estético e dinâmico, celebrando a inclusão e o aprendizado por meio da arte. A apresentação é gratuita e indicada para todas as idades.

Cake Molina

Cia Som em Prosa celebra a inclusão e o aprendizado por meio da arte

Publicidade

Veja também