A Prefeitura de Presidente Prudente informa que os servidores municipais que atuarão na unidade do IAL (Instituto Adolfo Lutz) do município já iniciaram os treinamentos on-line para operacionalização dos equipamentos. Dessa forma, a expectativa é que os exames para detecção do coronavírus, a Covid-19, comecem a ser feitos na cidade já no próximo mês.
Segundo a diretora do IAL de Prudente, Mariza Menezes Romão, a realização do PCR em tempo real para detecção da Covid-19 é uma metodologia de alta complexidade, por isso requer treinamentos. Além da capacitação on-line, ela conta que na próxima semana os servidores municipais passarão por capacitação em São José do Rio Preto (SP).
Posterior aos treinamentos, a diretora diz que serão feitos testes de amostras em Prudente para que seja atingida 100% de eficácia. "Caso haja alguma divergência, os servidores passam por capacitações novamente para que tenhamos um diagnóstico correto e de qualidade", comenta.
Cabe lembrar que para operacionalização do IAL em Prudente, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) conseguiu arrecadar recursos junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e ao TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região). Assim, para aquisição dos equipamentos necessários, foram investidos R$ 505.285,05, sendo que do valor total o município tem contrapartida de R$ 87.221,90, e o restante é proveniente do repasse de ambos os órgãos citados.