Em outubro, o setor de serviços foi responsável por 45,37% do saldo de 227 novos empregos em Presidente Prudente. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que a atividade acumulou 103 trabalhadores do saldo de 227 contratados no período, resultado de 3.003 admissões e 2.776 desligamentos.
O levantamento ainda expõe que a segunda categoria com maior saldo de novos trabalhadores, no décimo mês deste ano, foi o comércio, que registrou saldo de 67 funcionários, entre 983 contratações e 916 desligamentos. Na sequência, está a indústria, com saldo de 49 contratados, resultado de 491 admissões e 442 demissões. A construção se manteve estável, com saldo de cinco vagas: 205 contratações e 200 desligamentos. O mesmo ocorreu com a agropecuária, que registrou saldo de três contratados, entre 60 admissões e 57 demissões.
O segundo semestre do ano é marcado por diversas datas comemorativas que impulsionaram o setor de serviços, como o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, a Black Friday e as festas de fim de ano, aponta o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante.
“Esses benefícios aumentam significativamente o consumo e o 13º salário também desempenha um papel importante para estimular ainda mais a economia nesse período. O fortalecimento dos pequenos negócios, que compõem uma parte expressiva do setor de serviços, é um fator importante nesse crescimento. Cada vez mais, os micro e pequenos empreendedores oferecem qualidade e serviço de excelência”, ressalta.
Frisa José Carlos que o Sebrae-SP também contribui oferecendo capacitações, consultorias e cursos estratégicos que preparam os empreendedores para se destacarem em momentos de grande demanda, como essas datas especiais.
O gerente regional do Sebrae-SP declara que a Black Friday tem um impacto significativo nas contratações, especialmente nos setores de comércio e logística. “A alta demanda por trabalhadores temporários, tanto no comércio físico quanto no digital, visa atender o aumento expressivo no volume de vendas. Além disso, logo após a Black Friday começam as compras para as festas de fim de ano, criando uma transição natural entre esses períodos de pico de consumo”, explica.
Esclarece ainda que, no caso das lojas físicas, muitas dessas contratações ocorrem antes da Black Friday, pois é essencial que os funcionários temporários se familiarizem com o negócio e estejam preparados para atender à demanda, que nesse período é crescente.
Para José Carlos, a aproximação das festas de final de ano deve contribuir para os números de novos trabalhadores em novembro e dezembro. “O fim do ano é tradicionalmente um período de aquecimento no mercado de trabalho, com um aumento significativo nas contratações temporárias, especialmente nos setores de comércio e alimentação. Além disso, o setor de eventos também tem um papel importante nesse crescimento, impulsionado pelas festas de fim de ano, comemorações corporativas e, claro, as formaturas, que começam agora no fim de ano e vão até o primeiro trimestre do ano seguinte”, expõe.
Entre as áreas que estão mais contratando atualmente em Prudente, o gerente regional do Sebrae-SP cita o comércio, especialmente o varejo, serviços de alimentação, de festas e segurança. “Além disso, vimos um crescimento interessante em áreas ligadas à tecnologia e inovação, impulsionado pelo aumento de serviços digitais e de suporte técnico”, comenta.
“O setor de serviços em Prudente e em toda a nossa região é bastante robusto, o que exige que os empreendedores estejam sempre preparados para atender à demanda e se manterem competitivos. O Sebrae tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo soluções que aprimoram a competitividade e a sustentabilidade dos negócios”, promove José Carlos.
“Disponibilizamos ferramentas, como cursos, palestras e orientações estratégicas. Além disso, para os micro e pequenos empreendedores formalizados, o Sebrae em Prudente oferece um estúdio multimídia, mediante agendamento, onde os empreendedores podem produzir vídeos e fotos profissionais de seus produtos, aumentando a visibilidade nas redes sociais e fortalecendo a presença digital, que hoje é tão importante”, finaliza.
Foto: Reprodução/Caged - Saldo de novos trabalhadores por setor em outubro