Os impactos da paralisação dos caminhoneiros seguem visíveis em todo o país, bem como no oeste paulista. Conforme a presidente da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), Maria Aparecida Assis Silva, ontem, dos dez caminhões que realizam os serviços, apenas quatro contavam com combustíveis. Hoje, um veículo deve realizar as coletas em Prudente. Em um levantamento regional, a reportagem localizou ainda prefeituras cancelando serviços de transportes, bem como priorizando aqueles considerados como urgências e emergências.
Segundo Maria, os quatro caminhões que trabalharam ontem faziam parte da frota da própria cooperativa, sendo que os seis demais, de propriedade da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), não contavam com o abastecimento e não puderam ser usados. “Tivemos que priorizar algumas regiões, por isso, não fizemos a coleta por completo”. Questionada sobre o serviço de hoje, a presidente lembra que a Vila Marcondes e o Prudenshopping contarão com a coleta, como esperado, mas afirma que para manhã, ainda não é possível dizer se haverá ou não o serviço, já que depende do abastecimento dos veículos, que está “cada dia mais difícil”.
Conforme a Prefeitura, a coleta de lixo por parte da Prudenco estava mantida até a tarde de ontem, sendo que sua continuidade seria avaliada no fim do dia, o que não foi informado até o fechamento desta matéria. Por falar em administração, Mirante do Paranapanema tem priorizado o uso e abastecimento dos veículos municipais para situações de emergências, como ambulâncias e coleta de lixo, o que deve durar mais dois dias. “Estamos trabalhando com o que abastecemos. Tivemos que cancelar o transporte de alunos do município, bem como dos universitários”, lembra o diretor de manutenção e serviços, Rodrigo Vidal.
A priorização do uso da frota também ocorre com Osvaldo Cruz. Segundo a Prefeitura, os ônibus circulares, ontem, estavam operando apenas em quatro horários, sendo que os universitários estão com o transporte cancelado por tempo indeterminado. “A coleta de lixo doméstico ocorre normalmente, não podemos deixar acumular. Trabalharemos com o que tivermos”. Já em Pirapozinho, o transporte intermunicipal não foi oferecido ontem, mas será viabilizado hoje e amanhã. Serviços “essenciais” como o transporte de pacientes e coleta de lixo domiciliar estão garantidos até o momento.
Em Santo Anastácio, serviços como as escolas municipais, creches e postos de saúde seguem normalmente, mas os alunos da zona rural estão sem transporte, devido à terceirização do serviço. No município, os serviços prioritários ao abastecimento são o Corpo de Bombeiros, ambulância, coleta de lixo e transporte escolar urbano.
Em todo o Estado, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) suspendeu, ontem, o expediente em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, já que gerou um desabastecimento de combustível. “Com a decisão, os prazos processuais também ficam suspensos nesta data, com exceção aos relacionados aos pleitos suplementares nas três cidades”.