Talvez você já tenha ouvido falar sobre os Serviços-Escola de Psicologia, anteriormente conhecidos como Clínicas-Escola. Esses espaços, vinculados a cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, desempenham um papel essencial ao articular ensino, pesquisa e extensão universitária, contemplando não apenas a tradicional Psicologia Clínica, mas também as outras 12 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.
A prática nos Serviços-Escola de Psicologia é indispensável para a transição do conhecimento teórico para a experiência profissional. Durante os atendimentos, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, desenvolver habilidades como escuta ativa, empatia, raciocínio clínico, estabelecimento da relação terapêutica e análise crítica, além de lidar com a complexidade das demandas psicológicas reais. Esse contato direto com os clientes e pacientes, sob a orientação de docentes, também fortalece o compromisso ético e a responsabilidade profissional dos futuros psicólogos.
Nesse contexto, os Serviços-Escola cumprem uma dupla função: proporcionar condições para o treinamento profissional supervisionado e oferecer atendimento psicológico acessível à população. Dessa forma, beneficiam tanto a comunidade, ao ampliar o acesso a serviços de qualidade, quanto a formação acadêmica, ao contribuir para a construção de uma prática crítica e reflexiva dos futuros psicólogos. Considerando a crescente demanda por cuidados em saúde mental, esses serviços desempenham um papel fundamental na redução do tempo de espera para atendimento e na promoção da saúde mental coletiva.
Dados de uma extensa revisão publicada em 2022 pela Organização Mundial da Saúde apontam que um bilhão de pessoas no mundo vivem com um transtorno mental. Além disso, estima-se que 15% da população adulta desenvolverá algum transtorno mental ao longo da vida. Os transtornos mentais são uma das principais causas de anos vividos com incapacidade, representando um em cada seis anos vividos com prejuízos biopsicossociais. Diante desse cenário, torna-se emergencial a articulação entre sociedade, instituições de ensino, pesquisa e dispositivos do poder público para enfrentar essa realidade.
Os Serviços-Escola de Psicologia desempenham, portanto, um papel essencial tanto na formação dos estudantes quanto na promoção do bem-estar de indivíduos e comunidades, especialmente diante dos impactos emocionais decorrentes da pandemia de Covid-19. Para regulamentar e orientar esses serviços, diferentes resoluções do Conselho Federal de Psicologia e legislações vigentes estabelecem diretrizes para os estágios obrigatórios e extracurriculares, bem como para a orientação e supervisão dos estudantes. Entre elas, destaca-se a mais recente Resolução CFP nº 05/2025.
Diante desse panorama, é fundamental que a sociedade reconheça e valorize o trabalho dos Serviços-Escola de Psicologia. Além de preparar profissionais qualificados para o mercado, proporcionando experiências reais e supervisionadas, esses espaços ampliam o acesso em tempo hábil a cuidados psicológicos eficazes, acessíveis e de qualidade, atendendo à crescente demanda por acompanhamento psicológico.
Investir na estruturação desses serviços e na capacitação de estudantes e supervisores é essencial para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão. Além disso, contribui significativamente para a saúde pública, facilitando o acesso à saúde mental e formando profissionais mais preparados para atuar na prevenção de transtornos psicológicos e na promoção do bem-estar coletivo, sempre considerando as evidências científicas disponíveis, especificidades e demandas regionais de cada comunidade.