O Rio Grande do Sul é o Estado mais ao sul do país com localização estratégica entre Rio de Janeiro, São Paulo e capitais platinas como Buenos Aires e Montevideo, assumindo assim, a condição de capital do Mercosul.
O turismo nessa região é muito forte, principalmente na chamada Serra Gaúcha que oferece cultura, esporte, serviço, gastronomia, compras e pontos turísticos fantásticos, além de um charme que alia qualidade de vida, beleza arquitetônica inspirada em padrões europeus a esportes radicais.
A paisagem romântica, lareiras e chocolate quente, lembram Gramado, o "coração" da Região das Hortênsias, mas não é só isso que essa cidade tem a oferecer. Em época de eventos como o "Festival de Cinema" e "Natal Luz", Gramado fica agitada e muito procurada pelos turistas. Como a arquitetura tem influência europeia, o clima frio faz com que esta cidade tenha um charme todo especial.
A Serra Gaúcha, para amantes da natureza, oferece ainda muitas opções de esportes em Canela - a maioria deles praticados em Parques como o da Floresta Encantada e o Parque das Secóias. No local pratica-se trekking, canyoning e rapel. Outro ponto imperdível é a cascata do Caracol. Em Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, encontra-se o Cânion da Fortaleza uma paisagem deslumbrante.
Ainda, na Serra Gaúcha, pode-se apreciar um ótimo vinho. Lá se encontram as melhores vinícolas do país. Em Bento Gonçalves, além de uma arquitetura diferenciada lembrando muito o interior da Europa, você pode visitar as vinícolas do Vale dos Vinhedos.
A temperatura baixa e arquitetura, malhas e chocolates, esportes e contato com a natureza e gastronomia variada encontram-se, na Serra Gaúcha, um lugar cheio de opções que irá agradar qualquer gosto.
Lá, o turista encontra beleza natural combinada à arquitetura de inspiração europeia com muita cultura, atrações gastronômicas, esportes radicais e - para enfrentar as baixas temperaturas - malhas e chocolates de primeira qualidade.
No "coração" da Região das Hortênsias fica a cidade de Gramado, conhecida por sua paisagem romântica aquecida por lareiras e chocolate quente. Mas não é só isso que a cidade oferece. Em época de eventos, a cidade fica agitada e é muito procurada por turistas.
Quando ir? Sempre. Para quem gosta de movimento, o inverno é a época certa. Para quem prefere paz, o ideal é fugir das férias e do mês de maio, quando há grande concentração de recém-casados. Os que sonham em ver as hortênsias floridas devem chegar em novembro (e podem ficar até o fim de março, que ainda há flores). Em agosto, acontece o famoso "Festival de Cinema de Gramado".
PROGRAMAS LEGAIS
* Comer um fondue;
* Visitar colônias alemãs;
* Conhecer a cascata do Caracol, em Canela;
* Fartar-se com o café colonial de Nova Petrópolis;
* Provar um churrasco assado na vala de São Francisco de Paula;
* Visitar os canions da Serra Geral;
* Percorrer os caminhos de pedra, em Bento Gonçalves;
* Fazer um passeio de "Maria-Fumaça", na parte italiana da serra;
* Almoçar e beber numa cave de vinhos, em Bento Gonçalves;
* Participar de uma roda de chimarrão.