Sensibilidade que encanta e... cura!

EDITORIAL -

Data 14/10/2022
Horário 04:15

Este espaço já foi utilizado para conscientizar e enfatizar a importância das ações relacionadas ao Outubro Rosa. Vale lembrar que este movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção à doença - o laço cor-de-rosa - foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Na última semana, caminhadas e palestras lembraram e destacaram como é fundamental o autocuidado e a realização dos exames de prevenção. E ainda, sempre vêm à tona histórias de mulheres que são exemplos de superação e alcançaram a cura através de tratamentos e o diagnóstico precoce. 
Muitas ações são feitas e uma que chegou ao conhecimento deste diário chama a atenção pela sensibilidade e cuidado. É claro que, graças a Deus, é mais um exemplo no meio de tantos que aparecem nesta época e em tantas outras. Em alusão à campanha Outubro Rosa, o tatuador prudentino Zé Linares está oferecendo, no decorrer deste mês, sessões gratuitas de tatuagens para reconstrução da aréola em mulheres que passaram pelo câncer de mama. Segundo o profissional, o principal objetivo é devolver a autoestima dessas pessoas que já passaram por tanta dor. Que linda atitude. Só quem passa e/ou acompanha uma mulher no processo de tratamento e reconstrução da mama sabe a importância deste gesto. 
 

Publicidade

Veja também